Risk factors for developing pressure ulcers according to the braden scale: evidence for the elderly
Palavras-chave:
Úlcera por pressão, Fatores de risco., Saúde do idosoResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.3505
Objetivo: Identificar fatores de risco para a formação de UP e analisar as principais características dos pacientes acometidos por tais lesões na Clínica Médica (CM) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Método: A amostra constituiu-se de pacientes, maiores de 18 anos, internados na CM e UTI de um hospital do interior pernambucano. Foram avaliados pela EB os pacientes sem UP; nos pacientes com UP instalada foi aplicado questionário semi-estruturado contendo questões acerca dos fatores de risco e complicações relacionados às UP; os prontuários foram analisados para complementar as informações. Resultados: Foram submetidos à EB 573 pacientes, a maioria apresentou baixo risco (51,5%). Dentre os pacientes com alto risco, a maioria
pertencia à faixa etária maior que 60 anos (44,0%), sendo estes também predominantes dentre os pacientes com UP já instaladas (63,3%). Os pacientes da UTI apresentaram maior risco em relação aos da CM. Dos 30 pacientes com UP instalada, 7% adquiriram UP no ambiente extra-hospitalar e 93% no intra-hospitalar, dentre as patologias de base as de origem vascular tiveram maior incidência. A região sacral foi a mais acometida (53%). Das 46 lesões instaladas 36% era estágio II .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.