Promotion of mental health among university students through an educational video: an experience report

Authors

  • Gabriela Araújo Rocha Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil
  • Denival Nascimento Vieira Júnior Universidade de São Paulo, Programa de Pós graduação em Biologia de Sistemas. São Paulo, Brasil.
  • Renata Kelly dos Santos e Silva Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Vicente Rubens Reges Brito Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil.
  • Joyce Rayane Leite Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil
  • Emanuel Victor Cordeiro da Costa Silva Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil
  • Ana Larissa Gomes Machado Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.1632

Keywords:

Culturally Appropriate Technology, Audiovisual Aids, Students, Mental Health Assistance

Abstract

Objective: to report the experience of undergraduates in Nursing and Medicine in the development and dissemination of a motivational video as a strategy to promote the mental health of university students. Methods: descriptive study, of the experience report type, about the construction and dissemination of a video aimed at promoting the psychological and emotional well-being of the university's target audience. Six students from different states of the country were selected, with inspiring life stories. A research was previously carried out in the scientific literature to deepen the theme and the main demands required by students during their experience in higher education, followed by the stages of content creation, filming and dissemination of the audiovisual product, under teacher guidance. Results: it is considered that the developed video was efficient in promoting mental health, as positive feedback emerged through sharing by other students and teachers. Emotional testimonies about the messages conveyed came up against the actors in the video, in a way that contributed to freshmen and veterans identifying with the narrated life stories and feeling welcomed in the academy. Conclusion: It is considered that the use of audiovisual resources is relevant and effective in promoting the mental health of university students.

Author Biographies

Gabriela Araújo Rocha, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil

Graduanda em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros - UFPI/CSNHB em Picos-PI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC), linha de pesquisa em Saúde do Adulto e Idoso e Tecnologias Educativas em Saúde. Atua em atividades de iniciação ao ensino, pesquisa e extensão. Foi bolsista de agência de fomento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) (2019-2020), foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária (ICV 2018-2019). Atuou como monitora da disciplina de Bioética, Deontologia e Legislação em enfermagem no período de 2019.2 e período especial 2020.3. Atualmente é aluna de ICV (2020-2021). 

Denival Nascimento Vieira Júnior, Universidade de São Paulo, Programa de Pós graduação em Biologia de Sistemas. São Paulo, Brasil.

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros - CSHNB. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade Futura (SP). Aluno de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas do Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo ICB/USP. Está Representante Discente dos Alunos de Pós-Graduação na Congregação do ICB/USP. Representante dos Alunos de pós-graduação na Comissão de Apoio a Comunidade do ICB/USP. Atualmente integrando o Grupo de Pesquisa em Ciências Médicas, linha: Promoção de Saúde nas desordens metabólicas e cardiovasculares. Grupo de Estudo sobre Tecnologias do Cuidar, linha: Tecnologias no Cuidar em Enfermagem. Grupo de Pesquisa em Análise de situação de saúde com ênfase em endemias e pandemias - UFPI.

Renata Kelly dos Santos e Silva, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Programa de Residência em Área Profissional da Saúde. Teresina, Piauí, Brasil.

Residente em Enfermagem Obstétrica. Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros /Picos - PI. Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC) na linha de pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão - PIBEX/ UFPI, pelo projeto Liga Acadêmica de Oncologia; Bolsista de Iniciação Científica Voluntária UFPI/ICV; membro do Conselho de Campus como representante discente e no Programa de Monitoria em Enfermagem nas disciplinas Fisiologia para Enfermagem e Enfermagem na Atenção Primária em Saúde. Áreas de interesse em pesquisa: Enfermagem em Oncologia, Tecnologias em Saúde, Saúde Sexual e Reprodutiva, Segurança do Paciente.

Vicente Rubens Reges Brito, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil.

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-CSHNB); Pós-graduando em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família; Diretor de Atenção Básica no município de Remanso-BA; Professor em Curso Técnico de Enfermagem; Facilitador em Acolhimento Pedagógico das Equipes de Saúde da Família em Remanso-BA (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB); Mobilizador do Selo UNICEF 2021-2024 em Remanso-BA; Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes no departamento de enfermagem; Tem interesse nas áreas: Gestão em Saúde; Saúde Pública; Saúde Coletiva; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Saúde do Adulto e Idoso; Diabetes Mellitus tipo 2

Joyce Rayane Leite, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil

Graduanda em Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos - PI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GPeSC), linha de pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente. Atua em atividades de iniciação ao ensino, pesquisa e extensão. Bolsista de Iniciação Científica voluntária ICV (2020-2021). Possui experiência em atuação na prestação de cuidados de crianças com autismo, e experiência na área de Saúde bucal, com ênfase em estética, sedação consciente e atendimento pediátrico.

Emanuel Victor Cordeiro da Costa Silva, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Piauí, Campus Sen. Helvídio Nunes de Barros, na cidade de Picos. Vice-Presidente de Liga de Desordens Metabólicas. Monitor Bolsista de TICs ligado à Coordenação do Curso de Medicina do CSHNB. Membro Voluntário do Projeto de Extensão Popularização da Morfologia para Professores e Alunos da rede Pública Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Médicas, da Universidade Federal do Piauí.

Ana Larissa Gomes Machado, Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. Picos, Piauí, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Enfermagem pela UECE. É Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Senador Helvidio Nunes de Barros e Tutora do Grupo PET Cidade Saúde e Justiça da UFPI. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde da UFPI e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PMAE) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UFPI-GPeSC. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologia no ensino e no cuidado em saúde - ITECS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas: enfermagem, saúde do idoso, educação em saúde, tecnologia educacional, e saúde pública. 

Published

2022-06-25

How to Cite

1.
Araújo Rocha G, Nascimento Vieira Júnior D, Kelly dos Santos e Silva R, Rubens Reges Brito V, Rayane Leite J, Victor Cordeiro da Costa Silva E, et al. Promotion of mental health among university students through an educational video: an experience report. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2022 Jun. 25 [cited 2024 Nov. 22];11(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/1632

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.