Assistance of the professional nurse in the management of the pain of patients without therapeutic possibilities of cure
Keywords:
Manejo da dor, Paciente terminal, Assistência de enfermagemAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8496-101
Objetivo: Analisar a atuação do enfermeiro no manejo da dor em pacientes sem possibilidades terapêuticas de cura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, descritiva e exploratória de periódicos nacionais e internacionais, publicados de 2008 até agosto de 2018, nas bases LILACS e SciElo. Os descritores utilizados foram Manejo da dor, paciente terminal, assistência de enfermagem. Foram elencados artigos em português e inglês, que tinham relevância para a pesquisa. Os resultados foram apresentados por meio de quadro que comtemplou os artigos utilizados na pesquisa. Resultados: Os principais achados incluíram prestar o cuidado valorizando o vínculo entre paciente e profissional, verbalizar sobre o processo de morrer, utilizar escalas de dor, envolver na assistência a atuação multiprofissional, considerando o terapeuta para a compreensão a dor enquanto um processo subjetivo, verificar dos sinais vitais como parâmetros de dor e a educação permanente dos profissionais e do paciente Conclusão: A enfermagem, como linha de frente na assistência a pacientes sem possibilidade terapêutica de cura deve estar sempre atenta a particularidades desses pacientes, avaliando a sua dor para tomar as medidas de analgesia mais pertinentes, garantindo assim um fim de vida digno e humanizado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.