Microcephaly zika and viruses: a systematic review

Autores

  • Patrícia Shirley Alves de Sousa, Marcelo Domingues de Faria, JoiceRequião Costa, Emanuella Lisboa Baião Lira, AlanaMirelle Coelho Leite, Larissa Lorena de Carvalho UNIVASF. Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Palavras-chave:

Microcefalia, Zika vírus, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5347

Objetivo: objetivou-se caracterizar as publicações já existentes e mais importantes sobre a relação do vírus Zika e microcefalia. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática, realizada nas bases de dados MEDLINE/PUBMED e Science Direct, em fevereiro e março de 2016. Foram encontradas 50 publicações. A análise sistemática deu-se através da aplicação dos critérios de inclusão e exclusão durante três fases: leitura dos títulos, resumos e texto na íntegra, restando 34 publicações. Após a delimitação do número de estudos realizou-se a sistematização dos artigos em categorias.  Resultados: Grande parte dos estudos comprovaram que a infecção pelo vírus Zika durante a gravidez está associada a microcefalia. Testes atuais para avaliação do risco de transmissão do vírus pela relação sexual são incertos. Não existem relatos confirmados de infecção por transfusão sanguínea. Há possibilidade de ocorrer transmissão através do leite materno, porém não há evidências conclusivas. A infecção pelo Zika pode estar associada a alterações na visão das crianças. Conclusão: A microcefalia está associada a infecção pelo vírus na Zika na gestação. Embora menos frequentes, atentar-se a outras possibilidades de transmissão do vírus é importante. Mais estudos são necessários, visto que esse é um problema de saúde pública.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

1.
Patrícia Shirley Alves de Sousa, Marcelo Domingues de Faria, JoiceRequião Costa, Emanuella Lisboa Baião Lira, AlanaMirelle Coelho Leite, Larissa Lorena de Carvalho. Microcephaly zika and viruses: a systematic review . Rev Enferm UFPI [Internet]. 28º de outubro de 2020 [citado 7º de maio de 2024];5(4). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/416

Edição

Seção

Revisão