The use of educational technologies for health promotion in adolescence: Freire’s approach

Autores

  • Érica Oliveira Matias, Albertina Aguiar Brilhante, Amanda de Fátima Alves Costa, Daisy Maria Silva, Maria Lígia Silva Nunes Cavalcante, Vandrianne Oliveira Carvalho UFPI

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Adolescente, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i2.733

Objetivo: descrever o uso de tecnologias educativas pela realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivoexploratório com abordagem qualitativa, realizado em um Ambulatório Especializado para adolescentes, em maio de 2012, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do
Adolescente. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará–COMEPE, com o protocolo 081/11. As atividades foram descritas na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: cuidados com o corpo; autoestima e relações interpessoais. Resultados: observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica. A educação em saúde é uma importante estratégia para a promoção da saúde. Conclusão: as temáticas trabalhadas foram pertinentes, interativas e informativas, de forma que os assuntos trouxeram esclarecimentos e novos conhecimentos aos adolescentes.

Downloads

Publicado

2020-09-09

Como Citar

1.
Érica Oliveira Matias, Albertina Aguiar Brilhante, Amanda de Fátima Alves Costa, Daisy Maria Silva, Maria Lígia Silva Nunes Cavalcante, Vandrianne Oliveira Carvalho. The use of educational technologies for health promotion in adolescence: Freire’s approach . Rev Enferm UFPI [Internet]. 9º de setembro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];1(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/23

Edição

Seção

Original