The use of educational technologies for health promotion in adolescence: Freire’s approach
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Adolescente, EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i2.733
Objetivo: descrever o uso de tecnologias educativas pela realização de atividades de educação em saúde baseada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivoexploratório com abordagem qualitativa, realizado em um Ambulatório Especializado para adolescentes, em maio de 2012, como atividade do estágio da disciplina obrigatória Enfermagem no Processo de Cuidar do
Adolescente. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará–COMEPE, com o protocolo 081/11. As atividades foram descritas na ordem cronológica de realização das estratégias educativas, abordando-se as seguintes temáticas: cuidados com o corpo; autoestima e relações interpessoais. Resultados: observou-se uma maior valorização e interesse nos assuntos apresentados de forma lúdica e dinâmica. A educação em saúde é uma importante estratégia para a promoção da saúde. Conclusão: as temáticas trabalhadas foram pertinentes, interativas e informativas, de forma que os assuntos trouxeram esclarecimentos e novos conhecimentos aos adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.