Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community

Autores

  • Viviane Gallon Mendonça, Bruna Zanon, Estefani Nascimento Sanini, Marluci Spagnol, Josiane Mariani, Ethel Bastos da Silva Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Enfermagem, Violência

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1258

Objetivo: o estudo relata a experiência de educação em saúde com a temática violência escolar, por meio da metodologia problematizadora tendo como cenário uma escola pública de um município do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Metodologia: os dados foram coletados por meio de seis oficinas pedagógicas realizadas com 13 alunos estudantes do primeiro ano do ensino médio nos meses de março a novembro de 2012. Resultados: os temas geradores/abordados foram: tipos de violência e ações de paz; limites e respeito; drogas, violência nas ruas e violência nas favelas; protagonismo de paz na escola e confraternização. Conclusões: a pedagogia problematizadora foi vivenciada pelos alunos num movimento de pensar e agir diante da realidade existencial com a temática violência escolar e observou-se maior comprometimento com ações propulsoras da cultura da paz.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

1.
Viviane Gallon Mendonça, Bruna Zanon, Estefani Nascimento Sanini, Marluci Spagnol, Josiane Mariani, Ethel Bastos da Silva. Health education: a strategy of confrontation and violence prevention with adolescents in a school community. Rev Enferm UFPI [Internet]. 30º de setembro de 2020 [citado 22º de julho de 2024];3(2). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/182

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.