Dancetherapy, painting and art with hiperdia users: extensionist experience
Palavras-chave:
Hipertensão arterial, Diabetes Mellitus tipo 2, Educação em saúdeResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.9997
Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem no desenvolvimento de um projeto de dançaterapia, pintura e arte no HiperDia Saudável. Metodologia: Trata de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a partir de intervenções lúdicas de educação em saúde acerca de hipertensão arterial e diabetes mellitus realizadas com adultos e idosos atendidos em três unidades básicas de saúde do município de Picos/PI, em 2018. Resultados: Notou-se o engajamento dos usuários do HIPERDIA, os quais mostravam-se em cada encontro mais proativos em participar e questionar, expondo curiosidade e interesse pela temática. Observou-se dificuldade de compreensão dos pacientes sobre o processo patológico das doenças crônicas hipertensão e diabetes, no entanto, buscou-se simplificar ao máximo a comunicação decodificando termos técnicos à linguagem popular para alcançar compreensão satisfatória. Considerações Finais: Desse modo, obteve-se aumento de conhecimento, evidenciado pelas respostas adequadas aos questionamentos feitos pelos mediadores. Os encontros contribuíram para o aprimoramento acadêmico como profissionais e possibilitaram entender o papel do enfermeiro nas ações de promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.