Identifying the needs of support, safety, information, proximity and comfort of families of children hospitalized
Keywords:
Enfermagem Pediátrica, Família, Determinação de necessidades de cuidados de saúde, Unidades de terapia intensivaAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i2.1700
Objetivo: Identificar as necessidades dos familiares de crianças durante o período de hospitalização em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. Metodologia: Estudo exploratório, transversal com abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados o Inventário de Necessidades e Estressores de Familiares em Terapia Intensiva, validado e adaptado no Brasil. A coleta de dados foi realizada de setembro de 2011 a abril de 2012, com 66 familiares de crianças internadas em terapia intensiva. As necessidades com média ≥ 3 foram consideradas atendidas. Resultados: Para os familiares, 76,7% das necessidades foram atendidas com destaque para as de segurança atendidas em 85,7%, seguida pelas necessidades de informação com 75% e suporte com 61,5%. As necessidades não atendidas de acordo com os familiares foram as de proximidade com 55% e a de conforto com 33,3%. Conclusão: Os resultados encontrados possibilitaram uma reflexão sobre a relação enfermeiro-familiar e sua atuação na assistência a criança hospitalizada em tratamento intensivo pediátrico. Conhecer as necessidades dos familiares viabiliza a construção de um plano de cuidado singular para criança e seu familiar nas dimensões de segurança, informação, suporte, proximidade e conforto. E as não atendidas por meio de ajustes podem ser resolvidas com articulações e mudanças nas rotinas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.