Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência

Authors

  • Janaina Vall, Jean Mari Felizardo UFPI

Keywords:

Enfermagem, Educação superior, Ensino

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.715

A competência de Fundamentos em Enfermagem é inserida no curso de graduação em Enfermagem como a primeira disciplina que trata realmente da prática da enfermagem. Engloba temas que envolvem todas as outras áreas do conhecimento e exige um raciocínio clínico importante. No entanto, percebem-se na prática que os alunos têm certas dificuldades em desenvolver certas competências, por isso estratégias de aprendizagem diversas devem ser utilizadas pelo docente para melhorar o ensino-aprendizagem. Este trabalho é um relato de experiência de aplicação de uma proposta de inovação pedagógica que visa contribuir para uma melhor “ensinagem” dos Fundamentos de Enfermagem. A estratégia escolhida foi o portfólio de mapas conceituais, que contribuem na aquisição das competências porque é elaborado pelo próprio aluno, mediante construção individual do conhecimento e discussão coletiva. Esta estratégia oportunizou observar o quanto ela pode ser uma ferramenta valiosa para a construção do conhecimento significativo dos Fundamentos de Enfermagem, despertando a criatividade e habilidades cognitivas dos discentes.

Published

2020-09-05

How to Cite

1.
Janaina Vall, Jean Mari Felizardo. Portfólio de mapas conceituais como estratégia de “ensinagem” dos fundamentos em enfermagem na graduação: relato de experiência. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Sep. 5 [cited 2024 Dec. 22];1(1). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/16

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 40 41 42 43 44 45 

You may also start an advanced similarity search for this article.