Methods employed in the reception with risk classification in emergency and urgent care services

Autores

  • Fernanda Fernandes de Sousa, Maria de Jesus Monteiro da Silva Faculdade Integral Diferencial -FACID

Palavras-chave:

Urgência, Emergência, Humanização

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i5.1217

Objetivo: conhecer o acolhimento com classificação de risco no serviço de urgência e emergência, compreender o protocolo do acolhimento com classificação de risco; descrever o acolhimento com classificação de risco aplicado no serviço de urgência e emergência como este contribui para o processo de humanização. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para sua realização foram utilizados livros, e acesso à sites como SCIELO, BIREME e revistas. Foram selecionados, os artigos publicados no período de 2000 à 2012. Resultados: o acolhimento com Classificação de Risco – ACCR, tem aumentando a eficiência do atendimento nos serviços de urgência e emergência, reorganizando as práticas assistenciais. A proposta de implementação do Acolhimento com Classificação de Risco no Sistema de Urgência do SUS é composta de 3 etapas: encontros para sensibilização, oficinas para Implementação e apoio institucional. Esse dispositivo tem se potente como reorganizador no atendimento resultando em maior satisfação de usuários e trabalhadores. Conclusão: A classificação de risco vem possibilitando uma maior resolutividade aos serviços, aumentando a satisfação dos usuários e da equipe de saúde, uma racionalização quanto à acessibilidade e fluxos internos, e a otimização dos tempos e recursos utilizados.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

1.
Fernanda Fernandes de Sousa, Maria de Jesus Monteiro da Silva. Methods employed in the reception with risk classification in emergency and urgent care services. Rev Enferm UFPI [Internet]. 28º de setembro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];2(5). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/124

Edição

Seção

Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.