ASPECTOS ÉTICO-MORAIS DA PEDAGOGIA EM SANTO AGOSTINHO

Auteurs

  • Claubervan Lincow Silva UFPE

DOI :

https://doi.org/10.26694/pet.v17i14.2003

Mots-clés :

Diálogo, Amor, Liberdade, Princípios ético-morais, Pedagogia agostiniana

Résumé

Este projeto consiste em uma análise aos elementos ético-morais da pedagogia de Santo Agostinho, bem como a sua aplicação no contexto educacional de sua época (séc. V).  Não queremos propor valores ético- morais pedagógicos, mas fazer uma análise crítico-filosófica da pedagogia agostiniana sob a luz de uma ética cristã, as quais possibilitam à educação condições de alcançar as suas finalidades e objetivos. Santo Agostinho apresenta em sua ética-pedagogia elementos necessários para a construção de uma moral e reconhecimento do homem como tal, passando por fundamentações como o diálogo, amor, liberdade, as quais compõem o pilar necessário para os princípios éticos que devem reger a pedagogia.

Biographie de l'auteur

Claubervan Lincow Silva, UFPE

Estudante de Graduação em Filosofia/UFPE.

Références

AGOSTINHO, Santo. A doutrina cristã: manual de exegese e formação cristã. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 2002

. A instrução dos catecúmenos: teoria e prática da catequese. 2. ed. Trad. e notas de Maria da Glória Novak. Petrópolis: Vozes, 2005.

. Confissões. Tradução de J. Oliveira e A. Ambrósio de Pina. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

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Publiée

2016-09-21

Comment citer

Lincow Silva, C. . (2016). ASPECTOS ÉTICO-MORAIS DA PEDAGOGIA EM SANTO AGOSTINHO. Cadernos Do PET Filosofia, 17(14), 24–33. https://doi.org/10.26694/pet.v17i14.2003

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