UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS AGAMBENIANOS DE CAMPO, VIDA NUA E ESTADO DE EXCEÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Márcia Fernanda Soares

Resumo

Com base no desvelamento dos conceitos elaborados pelo filósofo contemporâneo Giorgio Agamben, a pesquisa faz uma análise sucinta do estado de exceção, vida nua e campo para buscar a compreensão dos horrores fomentados em regimes de exceção na modernidade e contemporaneidade, os quais ainda deleitam raízes no cenário político atual. O estudo visa investigar toda essa discussão de conceito biopolítico para poder compreender com maior eficácia a inserção do homem no terreno biopolítico, utilizando de bases teóricas agambenianas, como a formulação de um diálogo nunca ocorrido entre dois filósofos contemporâneos: Michel Foucault e Hannah Arendt para obter um parâmetro investigativo consistente para o tratamento de regimes políticos à luz de compreensões filosóficas-políticas, analisando os horrores fomentados por regimes de exceção na modernidade e contemporaneidade, os quais ainda possuem resquícios no cenário político e social, que culminam para fenômenos biopolíticos no seio da sociedade contemporânea.

Detalhes do artigo

Como Citar
Soares, M. F. . (2017). UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS AGAMBENIANOS DE CAMPO, VIDA NUA E ESTADO DE EXCEÇÃO. Cadernos Do PET Filosofia, 8(15), 33-47. https://doi.org/10.26694/pet.v8i15.1995
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Márcia Fernanda Soares, UFPI

Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atualmente é aluna do programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: o poder do soberano e vida nua I. Trad Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

. Estado de exceção.Trad Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2016

_____. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Trad. Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo.Trad Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das letras, 2006

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 2013, Art. 136.

DUARTE, André. Vidas em Risco: Crítica do Presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010

FOUCAULT.Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber.Trad Maria Theresa da Costa Albuquerque e J.A Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2007.

PASSOS, Fábio Abreu dos. Pensando a ditadura militar brasileira à luz do estado de exceção de Giorgio Agamben

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

SILVA, Elivanda de Oliveira. A transformação da natureza humana nos governos totalitários e a ascensão do animal laborans na esfera pública:uma leitura biopolítica da obra de Hannah Arendt. Fortaleza: UFC, 2012. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.

SCHMITT, Carl. Teologia política. Trad. Elisete Antoniuk. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.