OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PODER: THEODOR LUDWIG WIESENGRUND ADORNO (1903-1969) E A INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v2i3.2137Palabras clave:
Indústria Cultural, Comunicação, PoderResumen
O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da indústria cultural conforme Adorno em seus principais argumentos, os efeitos da indústria cultural e do capitalismo organizado, a postura crítica frente ao contexto referido e a nova postura de Adorno nos anos 50 e 60 frente aos meios de comunicação. A principal tese do artigo leva ao entendimento de que a indústria cultural incorpora toda uma racionalidade de dominação e disciplina da vida social e reprodução da ordem capitalista vigente, acabando com as contradições no âmbito das manifestações artísticas na medida em que somente o lucro é visado.
Citas
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