TEOLOGIA POLÍTICA E UTOPIA SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE A CONCEPÇÃO MESSIÂNICA DE JUSTIÇA DE WALTER BENJAMIN

Autores

  • Jéverton Soares dos Santos Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v6i12.2024

Palavras-chave:

Messianismo, Jetztzeit, Utopia, Mito, Justiça

Resumo

Partindo de premissas teóricas totalmente diferentes e até incompatíveis Jacques Derrida e Axel Honneth chegam a uma conclusão bastante semelhante sobre o significado político do messianismo de Walter Benjamin: trata-se de uma tentativa de fundamentar uma forma terrorista de ação política. Não estou seguro que essa seja a melhor interpretação do significado político do messianismo de Benjamin, ainda que não negue que em diversas passagens dos escritos do autor a impressão que fica é exatamente essa. Como alternativa hermenêutica sugiro cotejar a leitura do texto benjaminiano “Zur Kritik der Gewalt” (1920) com outras de suas obras e fragmentos escritos em diferentes períodos, em especial o seu último ensaio “Über den Begriff der Geschichte” (1940). A hipótese de trabalho defendida neste texto é a de que não há como compreender o valor político do messianismo benjaminiano sem levar em consideração a sua noção teológica de tempo messiânico, representada pela categoria de “Jetztzeit”. Deste modo, para Benjamin, a ideia marxista – e também romântica–de sociedade sem classe representa a secularização da concepção de “Jetztzeit”. Para poder demonstrar isso, o artigo está divido em três grandes seções. Na primeira seção, procura-se apresentar esclarecimentos conceituais fundamentais, como a caracterização das categorias de utopia e de messianismo–e suas formas adjetivadas, “utópico” e “messiânico”.Na segunda parte, pretende-se também cotejar algumas ideias vinculadas a tradição da “Escola de Frankfurt”, principalmente a partir das categorias de mito e natureza, presentes em “Dialektik der Aufklärung” (1944), obra na qual a influência benjaminiana possui um peso decisivo e ajuda, inclusive, a justificar a fortiori a visão romântica da natureza de Benjamin. Por último, o artigo comenta algumas teses sobre o conceito de história benjaminiano, dando ênfase a sua concepção messiânica de justiça, que consiste na tentativa de transformar a terra – aqui e agora–em um verdadeiro paraíso para todos.

Biografia do Autor

Jéverton Soares dos Santos, Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com bolsa integral CAPES, sob orientação de Nythamar de Oliveira.

Downloads

Publicado

2015-05-13

Como Citar

Soares dos Santos, J. . (2015). TEOLOGIA POLÍTICA E UTOPIA SOCIAL: APONTAMENTOS SOBRE A CONCEPÇÃO MESSIÂNICA DE JUSTIÇA DE WALTER BENJAMIN. Cadernos Do PET Filosofia, 6(12), 45–67. https://doi.org/10.26694/pet.v6i12.2024

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.