FILOSOFIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA OBRA O OCEANO NO FIM DO CAMINHO DE NEIL GAIMAN A PARTIR DA NOÇÃO DE NARRATIVA DE RICHARD RORTY

Autores

  • Palloma Valéria Macedo de Miranda a:1:{s:5:"pt_BR";s:65:"Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Petrônio Portela";}
  • Heraldo Aparecido Silva

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i25.2979

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO. FILOSOFIA. LITERATURA. LINGUAGEM. NARRATIVA.

Resumo

Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo geral identificar nas obras de Richard Rorty elementos teóricos que possam nortear as investigações acerca da relação entre filosofia, literatura e educação. E como objetivos específicos, explicitar a noção de Narrativa na concepção rortyana e investigar os principais aspectos narrativos e temáticos concernentes aos principais personagens da obra O oceano no fim do caminho de Neil Gaiman. Contudo, a partir da perspectiva rortyana é possível considerar que a educação tem um importante papel no que tange as relações morais da sociedade. Visto que, as visões de mundo propostas em essencial pela literatura, instiga a criatividade, autonomia e aproxima-se da realidade, promovendo uma relação direta entre o personagem e o leitor. O que acarreta em um alargamento da sensibilidade humana, e principalmente da solidariedade. Por isso, O filósofo neopragmátista introduz a narrativa como principal ferramenta para uma mudança moral e política, visto que, essa é sumamente interligada a imaginação, tal concepção vai contra a filosofia tradicional, que considera a razão como a única fonte de conhecimento. Ademais, Richard Rorty (1994), busca compreender fatores como verdade, conhecimento, linguagem e moral, a partir da noção de contingência, e não como características universais, que se constituem fora do tempo e do espaço, pois, para o filósofo nada escapa ao tempo e o acaso.

Referências

BERALER, Tracy L.; LURIA, Rachel; YUEN, Wayne. Neil Gaiman and philosophy. Ed. Open Court, Chicago, 2012.

GAIMAN, Neil. O oceano no fim do caminho. Ed. Intríseca Ltda, Rio de Janeiro, 2013.

HEGEL, Friedrich. Fenomenologia do espírito. Ed. Vozes, Petrópolis, 1992.

RORTY, Richard. Ironia, contingência e solidariedade. Lisboa: Editorial Presença, 1994.

SILVA, Heraldo Aparecido. A Filosofia da educação de Richard Rorty: epstemologia, conversação, redescrições, narrativas e as funções da educação. Ed. Educação e Filosofia, . Uberlândia- MG. Julho/dezembro,2012.

SILVA, Heraldo Aparecido. A caixa de ferramentas conceituais de Richard Rorty: uso da técnica AD HOC. Ed. Revista eletrônica de filosofia, São Paulo- SP. Julho-Dezembro, 2019.

SILVA, Heraldo Aparecido. Metáforas, redescrições e o processo contínuo de construção de novas subjetividades no neopragmatismo de Rorty. Ed. Pensando- Revista de Filosofia, Universidade Federal do Piauí- UFPI, 2019.

SILVA, Heraldo Aparecido. Cultura pop: quadrinhos, cinema, seriados, animações, internet e afins. Ed. Marca da Fantasia, Paraíba, 2021.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Macedo de Miranda, P. V., & Aparecido Silva , H. . (2022). FILOSOFIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA OBRA O OCEANO NO FIM DO CAMINHO DE NEIL GAIMAN A PARTIR DA NOÇÃO DE NARRATIVA DE RICHARD RORTY. Cadernos Do PET Filosofia, 13(25), 3–27. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i25.2979

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)