POR UM PROJETO POLÍTICO-SOCIAL EMANCIPATÓRIO – PARA ALÉM DOS MUROS DA ACADEMIA

Conteúdo do artigo principal

Iael de Souza
Cléverson Vasconcelos da Nóbrega

Resumo

O artigo tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão acerca da extensão universitária, que apesar de distinta da educação e pesquisa, é apresentada como momento/movimento constitutivo dessa tríade, sendo indissociáveis. A (re)significação de seu sentido e sua relação com a comunidade na qual está inserida justifica a necessidade de se repensar e promover atitudes que venham a estabelecer um projeto político-social emancipatório, ou seja, que construa e viabilize as condições para a emancipação humana além dos muros da academia, servindo como contra-hegemonia às políticas públicas educacionais plasmadas pelos organismos internacionais.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, I. de ., & Vasconcelos da Nóbrega, C. . (2011). POR UM PROJETO POLÍTICO-SOCIAL EMANCIPATÓRIO – PARA ALÉM DOS MUROS DA ACADEMIA. Cadernos Do PET Filosofia, 2(3), 44-56. https://doi.org/10.26694/pet.v2i3.2138
Seção
DOSSIÊ

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)

CORAGGIO, J. L. Desenvolvimento Humano e Educação. São Paulo: Cortez, 2000.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultural educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação & Sociedade. Campinas, v. 25, n. 87, maio-agosto, 2004, p. 423-460.

DOBB, Maurice. A Evolução do Capitalismo. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

EAGLETON, Terry. As Ilusões do Pós-Modernismo. Trad. Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor, 1998.

ENGUITA, Mariano Fernandez. A Face Oculta da Escola – educação e trabalho no capitalismo.Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FARIA, Dóris Santos de. (org.) Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 12ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.