A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO “CUIDADO DE SI” EM KIERKEGAARD

Conteúdo do artigo principal

Carlos Alberto Medino da Rocha

Resumo

O presente  trabalho  procura  refletir sobre o processo  de construção  da educação  como uma educação da interioridade  que parte de uma concepção do “cuidado de si”, a partir do viés do pensamento  filosófico do dinamarquês  Sören Kierkegaard.  Num primeiro momento, aponto para o seu conceito de existencialismo,  que versa a construção  de um indivíduo singular, voltado para sua existência individual; e, num segundo momento, apresento, ainda, que de forma breve, a relação entre o mestre e o discípulo marcada na obra Migalhas Filosóficas (2008).

Detalhes do artigo

Como Citar
Medino da Rocha, C. A. . (2012). A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO “CUIDADO DE SI” EM KIERKEGAARD. Cadernos Do PET Filosofia, 3(6), 79-84. https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2105
Seção
ARTIGOS

Referências

ADORNO, W. Theodor. Kierkegaard. São Paulo: UNESP, 2010.

ALMEIDA, Jorge Miranda de. Kierkegaard como educador. In: Soren Kierkegaard no Brasil:Fistschirft em Homenagem a Álvaro Valls. REDYSON, Deyve; ALMEIDA, Jorge Miranda de. PAULA, Marcio Gimenes de. (Orgs). João Pessoa: Idéia, 2007. p. 39-59.

FARAGO, France. Compreendendo Kierkegaard. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

. História da Sexualidade:o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

KIERKEGAARD, S. A. Diário de um Sedutor, Temor e Tremor, O Desespero Humano. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os pensadores).

. Migalhas Filosóficas: ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Rio de Janeior: Vozes, 2008.