A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO “CUIDADO DE SI” EM KIERKEGAARD
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v3i6.2105Palavras-chave:
cuidado de si, educação da interioridade, KierkegaardResumo
O presente trabalho procura refletir sobre o processo de construção da educação como uma educação da interioridade que parte de uma concepção do “cuidado de si”, a partir do viés do pensamento filosófico do dinamarquês Sören Kierkegaard. Num primeiro momento, aponto para o seu conceito de existencialismo, que versa a construção de um indivíduo singular, voltado para sua existência individual; e, num segundo momento, apresento, ainda, que de forma breve, a relação entre o mestre e o discípulo marcada na obra Migalhas Filosóficas (2008).
Referências
ADORNO, W. Theodor. Kierkegaard. São Paulo: UNESP, 2010.
ALMEIDA, Jorge Miranda de. Kierkegaard como educador. In: Soren Kierkegaard no Brasil:Fistschirft em Homenagem a Álvaro Valls. REDYSON, Deyve; ALMEIDA, Jorge Miranda de. PAULA, Marcio Gimenes de. (Orgs). João Pessoa: Idéia, 2007. p. 39-59.
FARAGO, France. Compreendendo Kierkegaard. Rio de Janeiro: Vozes, 2005. FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
. História da Sexualidade:o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
KIERKEGAARD, S. A. Diário de um Sedutor, Temor e Tremor, O Desespero Humano. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os pensadores).
. Migalhas Filosóficas: ou um bocadinho de filosofia de João Clímacus. Rio de Janeior: Vozes, 2008.