O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

Autores

  • Tales Macêdo da Silva Universidade Federal do Ceará
  • José Gabriel Rolim Freitas Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v11i21.1949

Palavras-chave:

Disciplina, Educação, Filosofia, Poder

Resumo

O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares (i) a ideia geral sobre o poder no filósofo Michel Foucault e, posteriormente, (ii) pensar o desenvolvimento do Poder Disciplinar em relação com a Educação e, consequentemente, o Ensino de Filosofia. Esse caminho acredita-se que chegará a uma compreensão do Poder Disciplinar dentro do Ensino de Filosofia, trazendo elementos e questões que contribuam na construção do sujeito pensante, seja em sua vida individual ou uma vida social, e que esse indivíduo possa transformar a sociedade.

 

Biografia do Autor

Tales Macêdo da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC na linha de pesquisa Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE na linha de pesquisa Hermenêutica e Fenomenologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Professor de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP e membro (participante) da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos sobre Kierkegaard).

José Gabriel Rolim Freitas, Universidade Católica de Pernambuco

Graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e especializando em Formação Docente para EAD pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

BARTOLOMÉ RUIZ, Castor Mari Martin. EL Poder de Lós Desposeidos. Madri: Nueva Utopia. 2000.

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FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979.

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MACHADO, Roberto. “Por uma Genealogia do Poder”. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MATOS, Junot Cornélio. Educação e Filosofia: por um diálogo interdisciplinar. In: MATOS, Junot Cornélio. Dialogação: Filosofia da Educação. Curitiba: Editora Crv, 2015. p. 11-26.

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Publicado

2021-05-17

Como Citar

Macêdo da Silva, T. ., & Rolim Freitas, J. G. . (2021). O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT. Cadernos Do PET Filosofia, 11(21), 09–16. https://doi.org/10.26694/pet.v11i21.1949

Edição

Seção

ARTIGOS/ VARIA

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