A PERFORMATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR GILLES DELEUZE

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Afecção, Performatividade, Ensino de Filosofia, Espaço Literário

Resumo

Procuraremos pensar com esse trabalho a especificidade da performance docente de Gilles Deleuze. Tomando como vetor relatos esparsos acerca de suas aulas, abordaremos a concepção de ensino de filosofia forjada pelo filósofo francês ao longo do exercício de sua atividade docente. Deleuze, em suas aulas, optava por seguir uma linha pedagógica muito distante daquela consagrada pelas academias, adotando como aporte privilegiado para expressar o seu pensamento – bem como o de outros filósofos – o espaço literário ao invés da história da filosofia. Visando acentuar a especificidade do trabalho professoral de Deleuze, propomos contrapor sua postura docente com a de outro importante filósofo, Immanuel Kant. Tal comparação demonstra-se possível uma vez que o tema sobre a impossibilidade de ensinar ou aprender o filosofar é algo em comum a ambos os pensadores, embora sejam filósofos que se encontram em campos de pensamento distintos. Apesar da distância, ambos os pensadores concordam que o filosofar não é algo da ordem da imitação, mas sim da criação. O intuito com tal trabalho de pensamento será o de sugerir algumas problematizações para se pensar o tópico ensino de filosofia.

Referências

CAMARGO, Danilo Alexandre F. de. O Abolicionismo Escolar: reflexões a partir do adoecimento e da deserção dos professores. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.

De QUINCEY, Thomas. Os Últimos Dias de Immanuel Kant. Trad. Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.

DELEUZE, Gilles. “A literatura e a vida”. In: ___________. Crítica e Clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997,

DELEUZE, Gilles. “Lettre à Uno sur le langage”. In: ___________. Deux Régime de Fous: text et entretiens 1975-1995. Paris: Les Éditions de Minuit, 2003.

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. Trad. De Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

DELEUZE, Gilles. “O esgotado”. In: ___________. Sobre o Teatro: um manifesto de menos/o esgotado. Trad. Fátima Saadi, Ovídio de Abreu e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010b.

DELEUZE, Gilles. Spinoza: filosofia prática. Rio de Janeiro: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DOSSE, François. Gilles Deleuze & Félix Guattari: Biografia cruzada. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-Metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade de Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

KANT, Immanuel. Lógica. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011a.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Goubenkian, 2011b.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar editores,2009

ZOURABICHVILI, François. Deleuze Uma filosofia del acontecimiento. Trad. Irene Agoff. Buenos Aires: Amorrortu, 2004.

Downloads

Publicado

25-04-2016

Como Citar

RIBEIRO GUIMARÃES VINCI, Christian Fernando. A PERFORMATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR GILLES DELEUZE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 262–279, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v6i12.3283. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3310. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

Artigos Semelhantes

<< < 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.