v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ FILOSOFIA DA CIÊNCIA/VARIA

					Visualizar v. 6 n. 12 (2015): DOSSIÊ FILOSOFIA DA CIÊNCIA/VARIA

Fotografia: @Gustavo Pereira

Publicado: 25-04-2016

EDITORIAL

DOSSIÊ

  • A VIRADA EVOLUCIONÁRIA DE KUHN

    Elizabeth de Assis Dias
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4489
  • LUCIAN BLAGA: O MÉTODO NA CIÊNCIA MODERN

    Bortolo Valle
    23-43
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4484
  • O FISICALISMO EXPERIMENTAL: A SOLUÇÃO DE CLAUDE BERNARD PARA UM PROBLEMA DA FILOSOFIA DA BIOLOGIA ATUAL

    Gustavo CAPONI
    44-56
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4485
  • SEMIÓTICA E EPISTEMOLOGIA: A CIÊNCIA COMO PROCESSO

    Vitor Leandro Silva
    57-68
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4348
  • FUNDAMENTOS METAFÍSICOS DA CIÊNCIA MODERNA: UMA ANÁLISE

    Filício Mulinari
    69-80
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4357
  • EXPERIÊNCIA, LÓGICA E GEOMETRIA COMO FONTES DE RECONHECIMENTO DA VERDADE A PARTIR DE FREGE

    Cleverson Leite Bastos
    81-93
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3486

ARTIGOS/VARIA

  • COMPREENSÃO, FUSÃO DE HORIZONTES E FILOSOFIA PRÁTICA

    Gustavo Silvano Batista
    94-109
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.4543
  • ARTE, EDUCAÇÃO, CULTURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE FRIEDRICH NIETZSCHE E VILÉM FLUSSER

    Debora Pazetto Ferreira
    110-123
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3365
  • HOBBES E O CONCEITO DE LIBERDADE

    Gerson Vasconcelos Luz
    124-135
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3290
  • SOBRE A EDUCAÇÃO DO FILÓSOFO-REI E O ARGUMENTO CENTRAL DA REPÚBLICA DE PLATÃO

    Henrique Gonçalves de Paula
    136-155
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3368
  • UM PONTO CEGO NA TEORIA DO JOVEM HABERMAS: A PROBLEMÁTICA RELAÇÃO ENTRE ESFERA PÚBLICA E EMANCIPAÇÃO

    Vinícius dos Santos Xavier
    156-187
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3478
  • LINGUAGEM, CONHECIMENTO E RELIGIÃO: OS DIVERSOS SENTIDOS DE ‘ACREDITAR’. WITTGENSTEIN E A ESPECIFICIDADE DA CRENÇA RELIGIOSA

    Eduardo Gomes de Siqueira
    188-213
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3235
  • ASPECTOS DA LÓGICA DE LEONHARD EULER

    John A. Fossa
    214-242
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3182
  • O PROFUNDO E SUA EXPRESSÃO: A RELAÇÃO ENTRE FILOSOFIA E MÍSTICA EM BERGSON

    Rildo da Luz Ferreira
    243-261
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3401

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

  • A PERFORMATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR GILLES DELEUZE

    Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci
    262-279
    DOI: https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283