A PERFORMATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR GILLES DELEUZE

Autores

  • Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3283

Palavras-chave:

Gilles Deleuze, Afecção, Performatividade, Ensino de Filosofia, Espaço Literário

Resumo

Procuraremos pensar com esse trabalho a especificidade da performance docente de Gilles Deleuze. Tomando como vetor relatos esparsos acerca de suas aulas, abordaremos a concepção de ensino de filosofia forjada pelo filósofo francês ao longo do exercício de sua atividade docente. Deleuze, em suas aulas, optava por seguir uma linha pedagógica muito distante daquela consagrada pelas academias, adotando como aporte privilegiado para expressar o seu pensamento – bem como o de outros filósofos – o espaço literário ao invés da história da filosofia. Visando acentuar a especificidade do trabalho professoral de Deleuze, propomos contrapor sua postura docente com a de outro importante filósofo, Immanuel Kant. Tal comparação demonstra-se possível uma vez que o tema sobre a impossibilidade de ensinar ou aprender o filosofar é algo em comum a ambos os pensadores, embora sejam filósofos que se encontram em campos de pensamento distintos. Apesar da distância, ambos os pensadores concordam que o filosofar não é algo da ordem da imitação, mas sim da criação. O intuito com tal trabalho de pensamento será o de sugerir algumas problematizações para se pensar o tópico ensino de filosofia.

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Publicado

25-04-2016

Como Citar

RIBEIRO GUIMARÃES VINCI, Christian Fernando. A PERFORMATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR GILLES DELEUZE. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 262–279, 2016. DOI: 10.26694/pensando.v6i12.3283. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3310. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA EM DEBATE

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