EXPERIÊNCIA, LÓGICA E GEOMETRIA COMO FONTES DE RECONHECIMENTO DA VERDADE A PARTIR DE FREGE
DOI :
https://doi.org/10.26694/pensando.v6i12.3486Mots-clés :
Experiência, Lógica, Geometria, Verdade, ConhecimentoRésumé
O objetivo desse artigo é apresentar com base no pensamento do filósofo alemão Gottlob Frege, a concepção de conhecimento, partindo especialmente dos artigos “Sobre o sentido e a referencia” (1892) e “As fontes de conhecimento em Matemática e em Ciências Naturais Matemáticas” (1924). Para Frege só poderíamos afirmar que conhecemos alguma coisa, se o pensamento expressado por esta coisa for reconhecido como verdadeiro. Desta forma, antes de apresentarmos a concepção do autor relacionada à forma de reconhecer a verdade expressada por um pensamento, temos que compreender o que Frege entende por verdade. Abordaremos primeiramente aquilo que Frege chama de “fontes do conhecimento”, que seriam as possibilidades de verificação de verdade de um enunciado, e em sequência, a concepção da linguagem, visando apontar de que modo “verdade” e “linguagem” se relacionam. Em seguida, buscaremos orientar nosso trabalho em torno das fontes de conhecimento como formas de reconhecer a verdade, apresentando suas contribuições e suas dificuldades.
Références
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 10. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
BOYER, Carl Benjamin. História da matemática. 2. ed., [rev.] São Paulo: Edgard Blücher LTDA, 1996.
FREGE, Gottlob. Investigações lógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
______________. Lógica e filosofia da linguagem. 2. ed., ampl. e rev. São Paulo: EDUSP, 2009.
FREGE, Gottlob; PEIRCE, Charles S. Os fundamentos da aritmética; Sobre a justificação científica de uma conceitografia; Escritos coligidos. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Os pensadores)
SCRUTON, Roger. Uma breve história da filosofia moderna: de Descartes a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Consulter: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/