The Structuralist Model

Teaching, method, and reinforcement of coloniality

Authors

  • Rodrigo Marcos de Jesus UFMT

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol15i34.5647

Keywords:

Estruturalismo, Ensino de Filosofia, Colonialidade

Abstract

This study discusses the teaching of philosophy, highlighting an important teaching model for the contemporary institutionalization of philosophy among us: the structuralist model. Discuss the characteristics, repercussions, and problems of this model. It highlights the methodological element of structuralism and how it reinforces the coloniality of teaching. The analysis is based on theoretical contributions from the philosophy of liberation, decolonial thought, and the new historiography of Brazilian philosophy.

Author Biography

Rodrigo Marcos de Jesus, UFMT

Professor de Filosofia na Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do PROF-FILO (Mestrado Profissional em Filosofia), núcleo UFMT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFMT (Mestrado Acadêmico). Integrante da Rede de pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, do Grupo Studia Brasiliensia, do Grupo FIBRA (Grupo de Estudos de Filosofia no Brasil/FAJE) e da AFYL (Associação de Filosofia e Libertação - seção Brasil). Foi coordenador do Curso de Graduação de Filosofia Licenciatura da UFMT (2021-2023). Foi Docente Orientador do núcleo Filosofia e Sociologia do Programa de Residência Pedagógica da UFMT (2023). Foi Coordenador de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID Filosofia (2012-2017). Exerceu docência na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Tem experiência e publicações nas áreas de Filosofia e Educação. Áreas de atuação: Educação; Ensino de Filosofia; Filosofia Brasileira; Filosofia da Religião; Ética.

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Published

2024-08-16

How to Cite

MARCOS DE JESUS, Rodrigo. The Structuralist Model: Teaching, method, and reinforcement of coloniality. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 124–137, 2024. DOI: 10.26694/pensando.vol15i34.5647. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/5647. Acesso em: 3 nov. 2024.

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