SOBRE A IMPORTÂNCIA DA SENSIBILIDADE PARA A AÇÃO ÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.v11i24.11313Palavras-chave:
Ética, Afetos, Sensibilidade, Hans JonasResumo
O presente trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão sobre a importância da sensibilidade nas ações éticas, segundo a filosofia de Hans Jonas. A sensibilidade possui um lugar de destaque no pensamento de Jonas, já que o autor considera tanto o âmbito racional do ser humano quanto o sensível como essenciais à uma proposta ética que seja efetiva. Assim, para compreendermos de maneira mais apurada a relação da sensibilidade com a ética no pensamento do filósofo, faremos uma análise dos afetos em O Princípio Responsabilidade com a finalidade de mapear as suas potencialidades e as conexões com a ética.
Referências
JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade. Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução Marijane Lisboa. Rio de Janeiro: Contraponto - Ed. PUC Rio, 2011.
____________. Técnica, Medicina e Ética. Sobre a Prática do Princípio Responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013.
____________. The Imperative of Responsability. In a Search of na Ethics for the Tecnological Age. Chicago: The University of Chicago Press, 1985.
____________. The Phenomenon of Life: Towards a Philosophical Biology. Evanston: Northwestern University Press, 2001.
OLIVEIRA, Jelson. LAZARETTI, Lucas P. Abraão e Isaac: os sacrifícios do presente e os benefícios do futuro. Pensando – Revista de Filosofia, Teresina, vol. 7, nº 14, 2016.
OLIVEIRA, Jelson. GUIMARÃES, Paulo. A dimensão utópica da técnica moderna: A crítica de Hans Jonas ao programa baconiano e à teoria marxista. In: Problemata: Revista Internacional de Filosofia. João Pessoa: v. 7, n. 1, 2016, p.273-294.
RICOUER, Paul (1992) The concept of responsibility: an essay in semantic analysis in The Just, transation David Pellauer, University of Chicago Press, Chicago, 2000.