LANÇADO LIVRO SOBRE A TEORIA KANTIANA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Resumo
O objetivo precípuo do livro consiste em investigar o projeto kantiano À paz perpétua tendo como foco central a análise acerca de seus pressupostos morais, jurídicos e políticos. Na concepção de Kant, a paz perpétua é um ideal inatingível, mas os princípios basilares direcionados à sua aproximação são historicamente possíveis. Para isso, é imprescindível que os Estados nas suas relações recíprocas adentrem a uma condição jurídica. Isso significa que problemas em torno da provisoriedade da propriedade e da violência não serão devidamente dirimidos enquanto o direito não for também estabelecido em nível internacional e cosmopolita.
Francisco Jozivan Guedes de Lima atualmente cursa Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Área de Concentração em Ética e Filosofia Política, e Linha de Pesquisa sobre Estado e Teorias da Justiça. Cursou Mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC), com intercâmbios via CAPES na PUCRS e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No que diz respeito à Graduação, é Bacharel em Filosofia e Licenciado em História. Temáticas de pesquisa e de interesse: Teorias da justiça, filosofia social e política, teorias filosóficas das relações internacionais, filosofia do direito, publicidade e opinião pública e, dentre outros, ética e biopolítica.
Referências
LIMA, Francisco Jozivan Guedes de. A teoria kantiana das relações internacionais: pressupostos morais, jurídicos e políticos. Porto Alegre, Editora Fi, 2015. 160p.