A METÁFORA DA CIÊNCIA COMO JOGO EM KUHN

Autores

  • Elizabeth de Assis Dias UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.v10i19.7940

Palavras-chave:

Quebra-Cabeça, Regras, Resolução de Problemas, Exemplar, Analogia

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar, por meio da metáfora do jogo de quebra-cabeças, o caráter da ciência no pensamento de Kuhn. Pretendemos mostrar que, além dos aspectos históricos e psicossociais que se destacam como a grande novidade de sua abordagem, há uma outra que emerge da prática da ciência normal, cujo enfoque, destoa da tradição. Trata-se da ênfase que ele dá a própria atividade de investigação da ciência, mais precisamente ao caráter dos problemas a serem pesquisados e a forma de solucioná-los.

 

Referências

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Publicado

26-10-2019

Como Citar

ASSIS DIAS, Elizabeth de. A METÁFORA DA CIÊNCIA COMO JOGO EM KUHN. PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 2–10, 2019. DOI: 10.26694/pensando.v10i19.7940. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/3470. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS/VARIA

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