Fenomenologia e Conhecimento
Husserl e a possibilidade de uma crítica da razão
DOI :
https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i38.6302Mots-clés :
fenomenologia, conhecimento, intencionalidade, Edmund HusserlRésumé
O presente estudo se detém sobre um dos problemas filosóficos fulcrais com os quais Husserl se viu confrontado em seu projeto de estabelecer uma filosofia fenomenológica, a saber, o da possibilidade do conhecimento objetivo. Com efeito, esse problema, segundo Husserl, seria fruto de uma dificuldade epistemológica fundamental, a da transcendência do objeto de conhecimento em relação às vivências subjetivas do sujeito cognoscente. A partir do estudo de textos que se estendem de 1902 a 1913 – em especial, a seminal obra que inaugura o registro transcendental da fenomenologia, o primeiro livro de Ideias para uma fenomenologia pura –, pretendemos explorar o modo como Husserl concebia aquela dificuldade e sua estratégia para oferecer-lhe uma resolução adequada. Como resultado, espera-se mostrar que, para Husserl, não se trata de responder ao problema da objetividade do conhecimento segundo sua formulação tradicional, cifrada na bem conhecida oposição sujeito-objeto, mas de apontar e desarmar as condições mesmas para tal compreensão, perpassada por pressupostos que falseiam o sentido da problemática do conhecimento, impedindo sua correta formulação e, consequentemente, uma resposta satisfatória.
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