Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) publica dossiês, artigos, resenhas e entrevistas inéditos, escritos em Português, Inglês, Italiano, Francês ou em Espanhol, cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós­-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista.

 A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos.

A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) vem trabalhando para elevar o padrão da qualidade editorial de suas edições, principalmente com relação aos critérios técnicos exigidos pelos indexadores que avaliam e contribuem na divulgação do trabalho da revista.

Em virtude disto, a equipe editorial da LES tem feito uma avaliação criteriosa dos trabalhos submetidos para avaliação, rejeitando aquelas submissões que não atendam as normas da revista.

Para a submissão de trabalhos na Revista Linguagens, Educação e Sociedade é imprescindível que os usuários efetuem o cadastro no sistema da Revista e realizem corretamente o preenchimento de todos os campos. O preenchimento incompleto do cadastro e dos metadados durante o processo de submissão implicará na rejeição do artigo, pois compromete o processo de indexação dos textos nas bases de dados.

Ao preencher o campo da "Identificação", no seu perfil, é importante não colocar o nome do autor e coatores em CAIXA ALTA, respeitando o uso de maiúsculas e minúsculas. É importante também inserir as áreas de interesse para avaliação, caso queira contribuir com a revista.

Ao inserir o nome do autor e coautores, você não pode preencher de forma alguma a guia "Nome Público de Preferência".

Com relação aos dados complementares, é imprescindível preencher corretamente os dados abaixo:

URL: para autores com registro no currículo Lattes, insira o link estável do perfil.

 ORCID ID: link do perfil no ORCID. Caso não o possua, é possível criá-lo rapidamente aqui: https://orcid.org/register

Instituição/Afiliação: nome por extenso da última instituição a qual o autor está vinculado. Ex.: Universidade Estadual de Campinas.

Ao informar o seu “Resumo da biografia”, por favor restrinja-se a informar: formação mais alta e em que área; cargo e instituição a que pertence; áreas de atuação profissional; interesses de pesquisa; principais publicações; áreas de atuação correlatas, se houver; e e-mail para contato. Exemplo:

"Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Seus interesses de pesquisa incluem: "formação de professores” e “práticas educativas”. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais e internacionais indexados. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. E-mail: lima@ufpi.edu.br"

Caso o texto seja em coautoria, por favor confirme com o seus coautores se também estão cadastrados no Portal da Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Caso não estejam, peça-lhes que se cadastrem e preencham todas as informações requisitadas. São permitidos somente 3 autores por artigos.

 

Processo de submissão do texto:

Durante a submissão do texto, o autor precisa enviar dois arquivos em formato word: 1) arquivo do texto completo com a identificação dos autores; e 2) o outro arquivo sem a identificação, que será enviado aos avaliadores, mantendo o anonimato dos autores.

Separe os dois arquivos do manuscrito devidamente identificados: arquivo com autoria e arquivo sem autoria, para serem inseridos no sistema. Observe que os arquivos do manuscrito devem ser inseridos como "Texto do artigo".

O arquivo sem autoria não pode conter nenhuma identificação dos autores. Neste caso, é importante retirar a identificação geradas nos arquivos pelo sistema do word.  Para retirar a identificação, abra o arquivo no Word, clique no botão office > preparar > inspecionar documento. Selecione apenas a opção "Propriedades do documento e informações pessoais" e inspecione; caso o programa encontre informações, clique em "remover tudo").

No processo de envio dos dois arquivos (texto com identificação e texto sem identificação), ao chegar na guia 3.Finalização, você não pode concluir a ação, pois será necessário incluir o outro arquivo da submissão. Neste caso, clique em "Enviar um Novo Arquivo" para a submissão do outro texto.

Após o envio dos arquivos, você precisa preencher os dados do manuscrito nos metados: o título, as palavras-chave e o resumo devem ser inseridos em português e demais idiomas. As palavras-chave devem ser inseridas individualmente; para tal, é só apertar ENTER após cada palavra-chave.

É possível revisar a submissão, porém o sistema não permite alterar nenhum metadado ou incluir um novo arquivo. Caso observe o não atendimento de uma das etapas em cumprimento às normas editoriais, recomendamos inserir uma nova submissão a fim de evitar sua rejeição em razão ao não atendimento das normas.

 

Os  artigos devem seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualifi­cação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas especí­ficas da ABNT, em vigor, conforme o modelo disponível no site: Template. Os manuscritos submetidos foram dos padrões do template da revista serão arquivados. 

O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a me­todologia, resultado(s) e as conclusões do artigo.

Os artigos devem ser submetidos diretamente no site da revista no template disponível,  em versão Word for Windows. O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. As cópias do artigo devem ser enviadas sem identificação.

A identificação do(s) autor (es) deve ser enviada em arquivo documento suplementar, constando o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, vinculação institucional, endereços residencial e profissional, e-mail, ORDID e, quando for o caso, apoio e colaborações. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa.

Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT. No caso de cita­ções diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entre linhas.

Referências citadas no texto devem ser listadas em item espe­cífico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023, em vigor.

Exemplos:

a)     Livro (um só autor):

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

b)     Livro (até três autores):

ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método cien­tífico nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

 c)     Livros (mais de três autores):

RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

 d)     Capítulo de livro:

CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA. S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.

 e)     Artigo de periódico:

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A. pesquisa colabo­rativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.

 f)      Artigo de jornais:

GOIS, A.; CONSTANTINO. L. No Rio, instituições cortam profes­sores. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 jan. 2006. Cotidiano, caderno 3, p. C 3.866

g)     Artigo de periódico (eletrônico):

IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Socieda­de, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, 2005. Disponível em:<http:// www.ufpi.br>mestreduc/ Revista.htm. Acesso em: 20 dez. 2005.

 h)     Decreto e Leis:

 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Fede­rativa do Brasil. Brasília.DF: Senado, 1988.

 Dissertações e teses:

BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.

 Trabalho publicado em eventos científicos:

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Entre propostas uma proposta pra o ensino de didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁ-TICA DE ENSINO, VIII, 1996, Florianópolis. Anais .... Floria­nópolis: EDUFSC, 1998. p. 49.

IMPORTANTE!

 * A correção gramatical é responsabilidade exclusiva do(s) autor (es), constituindo-se critério básico para a aceitação do artigo.

* O conteúdo de cada texto é de inteira responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor (es).

* Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

* O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas ressalvas, caso essas ressalvas não atendam às solicitações feitas pelos árbitros;

* Os trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio. A Revista LES se reserva o direito de rejeitar artigos que contenham plágio/similaridade ou significativo autoplágio (a utilização de trabalhos anteriores do(a) mesmo(a) autor(a) publicados em outros periódicos e sem a devida referência);

* As submissões que não atenderem aos critérios de publicação descritos acima poderão ser imediatamente arquivadas.

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