Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
Author Guidelines
A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) publica dossiês, artigos, resenhas e entrevistas inéditos, escritos em Português, Inglês, Italiano, Francês ou em Espanhol, cujos autores sejam professores e pesquisadores com pós-graduação em educação, de acordo com os padrões editoriais da revista.
A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. A submissão de artigo é limitada a um artigo na condição de autor ou coautor no intervalo de tempo de 02 (dois) anos.
A Revista Linguagens, Educação e Sociedade (LES) vem trabalhando para elevar o padrão da qualidade editorial de suas edições, principalmente com relação aos critérios técnicos exigidos pelos indexadores que avaliam e contribuem na divulgação do trabalho da revista.
Em virtude disto, a equipe editorial da LES tem feito uma avaliação criteriosa dos trabalhos submetidos para avaliação, rejeitando aquelas submissões que não atendam as normas da revista.
Para a submissão de trabalhos na Revista Linguagens, Educação e Sociedade é imprescindível que os usuários efetuem o cadastro no sistema da Revista e realizem corretamente o preenchimento de todos os campos. O preenchimento incompleto do cadastro e dos metadados durante o processo de submissão implicará na rejeição do artigo, pois compromete o processo de indexação dos textos nas bases de dados.
Ao preencher o campo da "Identificação", no seu perfil, é importante não colocar o nome do autor e coatores em CAIXA ALTA, respeitando o uso de maiúsculas e minúsculas. É importante também inserir as áreas de interesse para avaliação, caso queira contribuir com a revista.
Ao inserir o nome do autor e coautores, você não pode preencher de forma alguma a guia "Nome Público de Preferência".
Com relação aos dados complementares, é imprescindível preencher corretamente os dados abaixo:
URL: para autores com registro no currículo Lattes, insira o link estável do perfil.
ORCID ID: link do perfil no ORCID. Caso não o possua, é possível criá-lo rapidamente aqui: https://orcid.org/register
Instituição/Afiliação: nome por extenso da última instituição a qual o autor está vinculado. Ex.: Universidade Estadual de Campinas.
Ao informar o seu “Resumo da biografia”, por favor restrinja-se a informar: formação mais alta e em que área; cargo e instituição a que pertence; áreas de atuação profissional; interesses de pesquisa; principais publicações; áreas de atuação correlatas, se houver; e e-mail para contato. Exemplo:
"Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. Seus interesses de pesquisa incluem: "formação de professores” e “práticas educativas”. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais e internacionais indexados. É coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. E-mail: lima@ufpi.edu.br"
Caso o texto seja em coautoria, por favor confirme com o seus coautores se também estão cadastrados no Portal da Revista Linguagens, Educação e Sociedade. Caso não estejam, peça-lhes que se cadastrem e preencham todas as informações requisitadas. São permitidos somente 3 autores por artigos.
Processo de submissão do texto:
Durante a submissão do texto, o autor precisa enviar dois arquivos em formato word: 1) arquivo do texto completo com a identificação dos autores; e 2) o outro arquivo sem a identificação, que será enviado aos avaliadores, mantendo o anonimato dos autores.
Separe os dois arquivos do manuscrito devidamente identificados: arquivo com autoria e arquivo sem autoria, para serem inseridos no sistema. Observe que os arquivos do manuscrito devem ser inseridos como "Texto do artigo".
O arquivo sem autoria não pode conter nenhuma identificação dos autores. Neste caso, é importante retirar a identificação geradas nos arquivos pelo sistema do word. Para retirar a identificação, abra o arquivo no Word, clique no botão office > preparar > inspecionar documento. Selecione apenas a opção "Propriedades do documento e informações pessoais" e inspecione; caso o programa encontre informações, clique em "remover tudo").
No processo de envio dos dois arquivos (texto com identificação e texto sem identificação), ao chegar na guia 3.Finalização, você não pode concluir a ação, pois será necessário incluir o outro arquivo da submissão. Neste caso, clique em "Enviar um Novo Arquivo" para a submissão do outro texto.
Após o envio dos arquivos, você precisa preencher os dados do manuscrito nos metados: o título, as palavras-chave e o resumo devem ser inseridos em português e demais idiomas. As palavras-chave devem ser inseridas individualmente; para tal, é só apertar ENTER após cada palavra-chave.
É possível revisar a submissão, porém o sistema não permite alterar nenhum metadado ou incluir um novo arquivo. Caso observe o não atendimento de uma das etapas em cumprimento às normas editoriais, recomendamos inserir uma nova submissão a fim de evitar sua rejeição em razão ao não atendimento das normas.
Os artigos devem seguir o disposto na NBR 6022 e na NBR 6028 da ABNT, versão atual, com a seguinte estrutura: título, autoria (nome do autor, vinculação institucional, qualificação, e-mail, ORCID); resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palabras clave; texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e elementos pós-textuais: referências, apêndices e anexos. Referências e citações devem seguir as normas específicas da ABNT, em vigor, conforme o modelo disponível no site: Template. Os manuscritos submetidos foram dos padrões do template da revista serão arquivados.
O resumo (250 palavras aproximadamente) deve sintetizar o tema, o(s) objetivo(s), o problema, referências teóricas, a metodologia, resultado(s) e as conclusões do artigo.
Os artigos devem ser submetidos diretamente no site da revista no template disponível, em versão Word for Windows. O texto deve conter entre 20 e 30 páginas, incluindo as referências, resumo, abstract e resumen. A estrutura do artigo, o resumo, as citações diretas e indiretas, as referências, imagens, quadros e tabelas devem obedecer às normas da ABNT, em vigor. Para resenha o número de laudas fica entre cinco e oito, incluindo referências e notas e até dez laudas para entrevistas. As cópias do artigo devem ser enviadas sem identificação.
A identificação do(s) autor (es) deve ser enviada em arquivo documento suplementar, constando o título do trabalho, o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), titulação, vinculação institucional, endereços residencial e profissional, e-mail, ORDID e, quando for o caso, apoio e colaborações. Aceitação de mais de três autores, somente com justificativa.
Para citações, organizações e referências, os colaboradores devem observar as normas em vigor da ABNT. No caso de citações diretas recomenda-se a utilização do sistema autor, data e página e nas indiretas o sistema autor-data. As citações de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e entre aspas. As citações superiores a três linhas devem ser apresentadas em parágrafo específico, recuadas 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 11 e espaçamento simples entre linhas.
As menções de autores no texto subordinar-se-ão as Normas Técnicas da ABNT ─ NBR 10520, julho 2023. Exemplos:
Nesse caso,
[...] não é possível mais afirmar que o trabalho pedagógico se reduz ao trabalho docente nas escolas. A ação pedagógica não se resume a ações docentes, de modo que, se todo trabalho docente é trabalho pedagógico, nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente (Libâneo, 1999, p. 09).
Referências citadas no texto devem ser listadas em item específico e no final do trabalho, em ordem alfabética, segundo as normas da ABNT/ NBR 6023, em vigor.
Exemplos:
a) Livro (um só autor):
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
b) Livro (até três autores):
ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método científico nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.
c) Livros (mais de três autores):
RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
d) Capítulo de livro:
CHARLOT, B. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA. S. G.; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-108.
e) Artigo de periódico:
IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A. pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, jan./jun. 2005.
f) Artigo de jornais:
GOIS, A.; CONSTANTINO. L. No Rio, instituições cortam professores. Folha de S. Paulo, São Paulo, 22 jan. 2006. Cotidiano, caderno 3, p. C 3.866
g) Artigo de periódico (eletrônico):
IBIAPINA, I. M. L de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa colaborativa na perspectiva sócio histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI, n. 12, p. 26-38, 2005. Disponível em:<http:// www.ufpi.br>mestreduc/ Revista.htm. Acesso em: 20 dez. 2005.
h) Decreto e Leis:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília.DF: Senado, 1988.
Dissertações e teses:
BRITO, A. E. Saberes da prática docente alfabetizadora: os sentidos revelados e ressignificados no saber-fazer. 2003. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Trabalho publicado em eventos científicos:
ANDRÉ, M. E. D. A. de. Entre propostas uma proposta pra o ensino de didática. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁ-TICA DE ENSINO, VIII, 1996, Florianópolis. Anais .... Florianópolis: EDUFSC, 1998. p. 49.
IMPORTANTE!
* A correção gramatical é responsabilidade exclusiva do(s) autor (es), constituindo-se critério básico para a aceitação do artigo.
* O conteúdo de cada texto é de inteira responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor (es).
* Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
* O Conselho Editorial se reserva o direito de recusar o artigo ao qual foram solicitadas ressalvas, caso essas ressalvas não atendam às solicitações feitas pelos árbitros;
* Os trabalhos submetidos à revista passarão por uma rigorosa análise de plágio. A Revista LES se reserva o direito de rejeitar artigos que contenham plágio/similaridade ou significativo autoplágio (a utilização de trabalhos anteriores do(a) mesmo(a) autor(a) publicados em outros periódicos e sem a devida referência);
* As submissões que não atenderem aos critérios de publicação descritos acima poderão ser imediatamente arquivadas.
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