About the Journal

A Revista INFORME ECONÔMICO (UFPI) é um periódico acadêmico eletrônico editado pelo Departamento de Ciências Econômicas (DECON) e pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal do Piauí e está aberto - em fluxo contínuo - à submissão de artigos, ensaios e resenhas. Publica pesquisas elaboradas por acadêmicos (docentes e discentes) e demais profissionais da área de Ciências Sociais Aplicadas (http://lattes.cnpq.br/web/dgp/ciencias-sociais-aplicadas).

Objetivo: promover a produção e a divulgação do conhecimento em Ciências Sociais Aplicadas por meio da publicação de textos inéditos que forneçam contribuições originais.

Visão: tornar-se uma referência acadêmico-científica que contribua para o debate e o desenvolvimento socioeconômico.

Compromissos: com padrões de avaliação circunscritos à qualidade acadêmica e com uma abordagem pluralista em metodologia de pesquisa.

Abrangência: regional, nacional e internacional. 

Está classificada como B4 para o quadriênio 2017-2020, último Qualis Capes divulgado.

Não são cobradas taxas para submissão e/ou processamento de textos ou para acesso ao seu conteúdo.

ie@ufpi.edu.br

ISSN (online) - 2764-1392

ISSN (impresso) - 1517-6258

Announcements

Current Issue

Vol. 50 No. 1 (2025): INFORME ECONÔMICO (UFPI), Ano 27, janeiro-junho
View All Issues

Histórico do periódico:

INFORME ECONÔMICO (UFPI) compõe parte importante da história do DECON/CCHL/UFPI. Sua primeira publicação ocorreu em 1997, tendo como editor-chefe o professor Francisco José Santos. Desde o início dos trabalhos contou com a dedicação de Enoisa Pinheiro dos Santos Veras, até sua aposentadoria como Economista pelo DECON. A partir de 2008, o professor Solimar Oliveira Lima capitaneou as atividades do periódico, assumindo como editor-chefe em 2013 em parceria com Enoisa Veras na função de editora-assistente.

Concomitantemente ao esmero de quem liderou as edições da revista teve também a contribuição fundamental do corpo docente do DECON e do CCHL. Em especial, destacaram-se os professores Samuel Costa Filho, Luiz Carlos Rodrigues Cruz (Puskas), Maria do Socorro Lira Monteiro (in memoriam), William Jorge Bandeira e Edson José de Castro Lima. Importantes contribuições também houve de outras instituições, inclusive do exterior, o que estimulou a expansão da equipe editorial.

A revista tornou-se referência na UFPI no decorrer do tempo, por assumir uma postura isonômica, democrática e multidisciplinar. Inicialmente na versão impressa com edições trimestrais, passou a ser semestral até encerrar-se nesta modalidade em 2017. Aceitou variados formatos de textos em sua estrutura e contribuições de diversos segmentos da comunidade acadêmica. Publicou informativos, resenhas, debates e artigos técnicos-científicos. Ao longo de sua história, foram 38 edições voltadas à ciência, à opinião e ao debate. Cumpriu com seu objetivo de difundir conhecimento e expandir o diálogo sobre a economia e sociedade.

No presente, o periódico reestrutura-se olhando para um novo horizonte em sintonia com o rico legado do passado. Passa por reformulações importantes ao inaugurar sua fase digital, com ampliação da sua capacidade de difusão científica. Assim, exercerá todo o seu potencial, coadunando a ciência com a crítica qualificada e o debate acadêmico de elevado nível.

* Texto gentilmente escrito pelo Prof. Dr. Francisco Prancacio Araújo de Carvalho (DECON/CCHL/UFPI).