O ESPAÇO MILTONIANO: UM PRÁTICO-INERTE CENTRADO NA TÉCNICA
Palabras clave:
conhecimento científico.Resumen
O texto em mãos caracteriza-se por apresentar o espaço geográfico enquanto conceito elementar da ciência geográfica; eis o lastro teórico que fundamenta toda a geografia. Ainda que corramos o risco de incorrermos em uma certa tautologia ou, ainda, de sermos acusados de panfleteiros, entendemos que um esforço de traçar um perfil do objeto de estudo da geografia sob a óptica do Professor Milton Santos se impunha diante da nossa sensação de falta de clareza que ocorre em torno do espaço geográfico enquanto pilar dos estudos geográficos. Reafirmá-lo como objeto da geografia é a nossa meta a ser alcançada porque consideramos que é preciso que cada geógrafo efetivamente se aproprie dele para poder adequadamente se posicionar, propondo soluções e interagindo multidisciplinarmente. Cada ramo do conhecimento científico deve ter consciência do seu papel na construção de uma sociedade alicerçada no senso de equilíbrio e de justiça e a geografia não pode fugir a essa regra. Para tanto, lançamos mão de uma pesquisa bibliográfica contemplando a maior parte das principais obras deste geógrafo brasileiro, bem como buscamos interagir com produções não somente de geógrafos, mas, também, de pensadores de outros ramos do conhecimento científico.
Citas
"GALIMBERTI, U. Psiche e Techne: o homem na idade da técnica. Tradução: José Maria de Almeida. São Paulo: Paulus, 2006.
KAHIL, S. P. Psicoesfera: a modernidade perversa. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n. 11, 1997.
KAHIL, S. P. Psicoesfera: uso corporativo da esfera técnica do território e o novo espírito do capitalismo. In: KAHIL, S. P. et al. (org.). O tamanho do Brasil: território de quem? São Paulo: Editora Max Limona, 2021.
MOREIRA, R. O pensamento geográfico brasileiro: as matrizes brasileiras, 1. ed., 1. reimpr., São Paulo: Contexto 2014, v. 3.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal, 6. ed., Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, 4. ed., São Paulo: Edusp, 2004a.
SANTOS, M. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica, 6. ed., São Paulo: Edusp, 2004b.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem, 5. ed., São Paulo: Edusp2004c.
SANTOS, M. Espaço e Método. 5. ed., São Paulo: Edusp, 2008.
SANTOS, M. Técnica, Espaço, Tempo: Globalização e Meio Técnico-científico-informacional, 5. ed., São Paulo: Edusp, 2013.
SARTRE, J. P. Crítica da razão dialética. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2002."
