RELAÇÕES ENTRE O PERCURSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O PIBID E O CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12522

Palavras-chave:

IFRN, Formação inicial de professores, Educação Profissional, PIBID

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o fortalecimento das práxis das licenciaturas do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), inclusive, destacando a colaboração do Programa para as escolas da rede Estadual de Educação no Rio Grande do Norte (SEEC/RN). Realça as experiências integradoras e suas relações com a educação profissional e a rede estadual de ensino do RN, no contexto de 2013 a 2018. No IFRN, o ensino superior de graduação consolida-se em cursos de tecnologia, de licenciatura e de engenharia. Nesse caso, dialogando com a função social do instituto, o planejamento e a operacionalização dessas demandas atende às necessidades sociais do Rio Grande do Norte e às finalidades legais da Instituição. A educação tem sido foco, nas últimas décadas, em face das mudanças que ocorreram nas relações sociais e produtivas e com isso ela vem sendo posta em foco, submetendoa a permanentes questionamentos sobre o exercício e a profissionalização da docência. Esse interesse resulta em reformas educativas que se desencadeiam em muitos países, inclusive no Brasil. O PIBID pode ser considerado uma aproximação da teoria mantida pelos cursos com a prática futura em sala de aula, na rede pública de ensino, desta forma, os alunos anteciparão sua prática tendo diversas experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, com a supervisão de outros professores, que já atuam no local em que o trabalho está sendo desenvolvido. Foi pensando nessa relação entre o IFRN, o PIBID e a SEEC/RN que escolhemos os seguintes estudiosos para fundamentar nessas discussões: FREIRE (2013), CANAN (2012), CABRAL NETO (2005), dentre outros autores renomados na área de estudo em discussão. Assim, conclui-se que é na relação profícua entre instituições públicas, gratuitas e de qualidade e suas ações de caráter emancipador para a formação inicial de professores que teremos resultados satisfatórios na educação brasileira. 

Referências

CANAN, S. R. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 04, n. 06, p. 24-43, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo-SP: Ed. Paz e Terra, 2013

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: loyola, 1992.

HILGMANN, Clarice Marlene ET AL. Vivências no PIBID: contribuições à formação docente. IN: Hauschild, Cristiane Antonia et AL (org.) PIBID/UNIVATES: articulando saberes e práticas entre universidade e escola. Porto Alegre, RS. Ed. Evangraf, 2013. p. 31-40.

IFRN. Projeto Político Pedagógico do IFRN [s.n], 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/projeto-politico-pedagogico>. Acesso em: 10 out. 2018.

REHEN, Cleunice Matos. Perfil e formação do professor de educação profissional técnica. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

TAVARES, Andrezza. Concepções de formação de professores para a educação profissional. Potiguar Notícias, Parnamirim, RN, 19 out. 2018. Disponível:< http://www.potiguarnoticias.com.br/colunas/post/1999/concepcoes-de-formacao-deprofessores-para-a-educacao-profissional>. Acesso em: 21 out. 2018.

TAVARES, Andrezza. Problematizações sobre os condicionantes internacionais da formação de professor. Potiguar Notícias, Parnamirim, RN, 19 out. 2018. Disponível:

http://www.potiguarnoticias.com.br/colunas/post/1980/problematizacoes-sobre-oscondicionantes-internacionais-da-formacao-de-professor >. Acesso em: 21 out. 2018.

TAVARES, Andrezza. O que significa formação profissional docente para a educação profissional?. Potiguar Notícias, Parnamirim, RN, 19 out. 2018. Disponível:< http://www.potiguarnoticias.com.br/colunas/post/2002/o-que-significaformacao-profissional-docente-para-a-educacao-profissional >. Acesso em: 21 out. 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, A. M. .; MARQUES DE MEDEIROS, D. L. . RELAÇÕES ENTRE O PERCURSO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O PIBID E O CAMPO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO IFRN. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12522. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1871. Acesso em: 28 mar. 2024.