CONCEPÇÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5671

Palavras-chave:

Currículo; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte da Dissertação intitulada “Relações entre o Ensino da Matemática e o Currículo do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte”. O artigo discute como o currículo é um importante elemento na formação humana, influenciando crenças e comportamentos dos indivíduos, e por consequência, moldando a sociedade. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizando-se como uma análise bibliográfica e documental. Como resultado da análise das diversas concepções curriculares, consideramos que o currículo do Ensino Médio Integrado pode ser classificado como um currículo crítico. Palavras-chave: Currículo; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional.

Referências

CARVALHO. J. M.. Cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP

et al., Brasília: CNPQ, 2009.

D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: reflexões sobre educação e matemática. 2°

Ed. Campinas, 1986.

FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5ª Edição. São Paulo, Cortez, 2001.

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político Pedagógico

do IFRN: uma construção coletiva. Natal: Portal IFRN, 2012.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª edição. Porto Alegre.

ArtMed. 2000.

SILVA, T. T. da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo.

Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TAVARES, A. M. B. do N.; FRANÇA-CARVALHO, A. D.; SILVA, B. D. da. Designações

de Currículo: Apreendendo seus sentidos em distintas teorizações. Revista online de

Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. esp.4, p. E022114, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

LIMA SILVA, Johnattan Eduardo; BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, Andrezza Maria. CONCEPÇÕES CURRICULARES NA FORMAÇÃO HUMANA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–15, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.5671. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5671. Acesso em: 22 jul. 2024.