EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO ACERCA DOS SABERES DOCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i3.13250

Palavras-chave:

Epistemologia, Prática docente, Saberes

Resumo

A epistemologia da prática docente como os saberes professorais, são constituídos e mobilizados cotidianamente para desempenhar as tarefas professorais no ambiente escolar. Em tal perspectiva, o olhar sistematizado reconhece a complexidade da epistemologia da prática docente à luz do sujeito que a constrói quando ensina. O presente estudo tem por objetivo refletir acerca dos pressupostos da epistemologia da prática profissional docente e conseguinte compreender a relevância dos “saberes” para a práxis educativa. Para tal objetivo foi escolhida uma abordagem qualitativa, possuindo como método a pesquisa bibliográfica. É necessário que reconheçam a importância dos saberes dos professores, tendo em vista que são construídos por eles ao longo de sua trajetória profissional, pois está relacionado com a pessoa e a identidade, com sua experiência de vida, com sua história e com suas relações. O saber, representa muito mais que o resultado de uma atividade intelectual, mas um saber que leva em conta um conjunto de conhecimentos e habilidades, capazes de moldar e remodelar sempre que necessários a prática docente.

Referências

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20/12/1996. Estabelece a lei de diretrizes e bases da educação nacional. In: BRZEZINSKI, Iria. LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 246-266.

______. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 2/2015. Diário Oficial da União, Brasília, 2 de julho de 2015 – Seção 1 – pp. 8-12.. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

FRANÇA-CARVALHO, Antonia. Dalva. França; COSTA, Lucelina.V.; ANDRADE, Mayara M. O estágio obrigatório nos cursos de licenciaturas da UFPI. In. Anais do VII Encontro de Pesquisa em educação. Teresina: EDUFPI, 2012

FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva . A Construção de Competências na formação inicial para a docência práticas multidisciplinares/Organização de Antônia Dalva França Carvalho. – Teresina: EDUFPI, 2012. 234 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

____________, 1921 – . Política e educação : ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

SOUSA SERAFIM, G. de .; BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES, A. M. .; ARAÚJO DOS SANTOS, F. A. . EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO ACERCA DOS SABERES DOCENTES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i3.13250. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1900. Acesso em: 9 ago. 2022.