“QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”

UMA DISCUSSÃO SOBRE O REPOSICIONAMENTO BOLSONARISTA DOS PARTIDOS DE DIREITA

Autores

  • Miguel Quessada Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6935

Palavras-chave:

partido, rebranding, democracia, bolsonarismo

Resumo

O trabalho investigou se os partidos políticos brasileiros realizaram um rebranding de fato ou apenas camuflaram suas práticas comunicacionais, especialmente em relação às identidades visuais e aos discursos, visando às eleições de 2020 e 2022, como reflexo da ascensão do bolsonarismo. Para isso, foram analisados os estatutos/manifestos e as identidades visuais dos três partidos alinhados ao bolsonarismo: 1) PEN/Patriota/PRD; 2) PRB/Republicanos; e 3) PR/PL. Os resultados indicaram que a reconfiguração partidária ganhou força com a ascensão da direita no país, acarretando uma diversidade de novos nomes para as agremiações. Mostraram também que a reformulação visual dos partidos brasileiros também possui uma conotação ideológica, sendo usada como estratégia de mudança de imagem, principalmente entre partidos mais à direita no espectro político. Concluíram, nos casos analisados, que o bolsonarismo foi um fator determinante para os reposicionamentos dos partidos políticos.

Biografia do Autor

Miguel Quessada, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando em Comunicação pela (UFPR) e em Ciência Política pela UFSCar.

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Cientista político pelo Iuperj. Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

QUESSADA, Miguel; URIZZI CERVI, Emerson. “QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”: UMA DISCUSSÃO SOBRE O REPOSICIONAMENTO BOLSONARISTA DOS PARTIDOS DE DIREITA. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 181–207, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6935. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6935. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.