“QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”
UMA DISCUSSÃO SOBRE O REPOSICIONAMENTO BOLSONARISTA DOS PARTIDOS DE DIREITA
DOI:
https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6935Palabras clave:
partido, rebranding, democracia, bolsonarismoResumen
O trabalho investigou se os partidos políticos brasileiros realizaram um rebranding de fato ou apenas camuflaram suas práticas comunicacionais, especialmente em relação às identidades visuais e aos discursos, visando às eleições de 2020 e 2022, como reflexo da ascensão do bolsonarismo. Para isso, foram analisados os estatutos/manifestos e as identidades visuais dos três partidos alinhados ao bolsonarismo: 1) PEN/Patriota/PRD; 2) PRB/Republicanos; e 3) PR/PL. Os resultados indicaram que a reconfiguração partidária ganhou força com a ascensão da direita no país, acarretando uma diversidade de novos nomes para as agremiações. Mostraram também que a reformulação visual dos partidos brasileiros também possui uma conotação ideológica, sendo usada como estratégia de mudança de imagem, principalmente entre partidos mais à direita no espectro político. Concluíram, nos casos analisados, que o bolsonarismo foi um fator determinante para os reposicionamentos dos partidos políticos.

