“QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”

UMA DISCUSSÃO SOBRE O REPOSICIONAMENTO BOLSONARISTA DOS PARTIDOS DE DIREITA

Autores/as

  • Miguel Quessada Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Emerson Urizzi Cervi Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6935

Palabras clave:

partido, rebranding, democracia, bolsonarismo

Resumen

O trabalho investigou se os partidos políticos brasileiros realizaram um rebranding de fato ou apenas camuflaram suas práticas comunicacionais, especialmente em relação às identidades visuais e aos discursos, visando às eleições de 2020 e 2022, como reflexo da ascensão do bolsonarismo. Para isso, foram analisados os estatutos/manifestos e as identidades visuais dos três partidos alinhados ao bolsonarismo: 1) PEN/Patriota/PRD; 2) PRB/Republicanos; e 3) PR/PL. Os resultados indicaram que a reconfiguração partidária ganhou força com a ascensão da direita no país, acarretando uma diversidade de novos nomes para as agremiações. Mostraram também que a reformulação visual dos partidos brasileiros também possui uma conotação ideológica, sendo usada como estratégia de mudança de imagem, principalmente entre partidos mais à direita no espectro político. Concluíram, nos casos analisados, que o bolsonarismo foi um fator determinante para os reposicionamentos dos partidos políticos.

Biografía del autor/a

Miguel Quessada, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorando em Comunicação pela (UFPR) e em Ciência Política pela UFSCar.

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Cientista político pelo Iuperj. Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

QUESSADA, Miguel; URIZZI CERVI, Emerson. “QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO”: UMA DISCUSSÃO SOBRE O REPOSICIONAMENTO BOLSONARISTA DOS PARTIDOS DE DIREITA. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 181–207, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6935. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6935. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.