Sobre a Revista

Foco e Escopo
A Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES é um veiculo divulgação científica do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Na versão eletrônica, a Revista Linguagens, Educação e Sociedade, preservando a finalidade de divulgação da produção cientifica na área de Educação e nas áreas afins, bem como, a preocupação com rigor técnico e com a qualidade das abordagens sobre o temas a partir dos quais concentra as suas publicações, enquanto instrumento de socialização de conhecimento produzido por pesquisadores do campo da educação. Com publicação quadrimestral desde 2018 voltada para o campo da Educação e áreas afins, publica resultados de pesquisas originais e inéditos, revisões bibliográficas e resenhas de obras clássicas ou inéditas na área de Educação, como forma de contribuir com a divulgação do conhecimento científico e com o intercâmbio de informações. A Revista aceita para publicação, conforme a politica editorial, textos de profissionais e pesquisdadores nacionais e internacionais da area de Educação e areas afins.
Processo de Avaliação
Os trabalhos encaminhados à publicação na Revista LES devem ser inéditos (não foram publicados anteriormente em quaisquer outros veículos) e não estão sendo submetidos, simultaneamente, para outra publicação, tanto em meios impressos como eletrônicos. A Revista LESprocede à avaliação pela modalidade por pares duplo-cego (double blind peer review). Primeiramente, a editora chefe avalia o trabalho recebido quanto à sua adequação à linha editorial da revista e seu potencial para publicação. Caso aprovado nessa primeira avaliação, o artigo é anonimizado e submetido a um processo de revisão dos Pareceristas ad-hoc externos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho. Em caso de discordância, entre os dois pareceres, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador. Este processo pode resultar em uma de três situações:
a) aceitação do trabalho sem modificações;
b) devolução aos autores, com sugestões de modificação;
c) recusa do trabalho.
O Conselho Editorial detém o poder da decisão final. Os autores podem acompanhar pela plataforma todos os passos do processo de avaliação e preparação dos trabalhos.
Autores serão comunicados, via e-mail, da aceitação ou recusa de seus artigos. A Comissão Editorial não se responsabiliza pela revisão ortográfica, linguística e bibliográfica do trabalho. No entanto, a qualidade dos idiomas utilizados nos textos é quesito para a aprovação do trabalho, sendo de responsabilidade de autores as revisões necessárias.
Havendo necessidade de alteração quanto ao conteúdo do texto, será sugerido que autores o façam e devolvam no prazo estabelecido, a falta de cumprimento desse item pode ocasionar a não publicação do artigo.
Periodicidade
A Revista LES tem periocidade Quadrimestral. A Revista organizará também Dossiês Temáticos e Edições Especiais.
Política de Acesso Aberto, Livre e Gratuito
A Revista LES oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de democratização e acesso livre ao conhecimento. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação com o trabalho, simultaneamente, licenciado sob uma licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autores e publicação inicial neste periódico. A Revista LES permite que seus autores cadastrem seus artigos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores (Academia.edu, ResearchGate, etc.), além de divulgá-los em suas redes sociais.
Política de direitos autorais
A Revista LES utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Os artigos e demais trabalhos publicados na Revista, os detentores dos direitos são os autores dos manuscritos. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.
Política de auto-arquivo
A Revista LES permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do artigo publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial). Por exemplo: PN PKP, LOCKSS e outros.
Política Livre de Plágio
A Revista LES adota política de combate ao plágio, assim o sendo, todos os artigos enviados são previamente analisados pelo editora-chefe, com o objetivo de identificar possíveis plágios. Todos os artigos enviados são submetidos a análise de software antiplágio. Em caso, de detecção de plágio o artigo é reprovado.
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista LES tem compromisso firmado com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da Revista LES utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria Revista LES caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da Revista LES caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à Revista LES seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista LES.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da Revista LES.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista LES e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.