Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem

Autores

  • Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana UFPI

Palavras-chave:

Percepção, Relações interpessoais, Enfermagem

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i1.707
A enfermeira, ao estabelecer relações sociais com o assistido, deve evitar a superficialidade nesse atendimento, demonstrar interesse mais amplo pelo que o cliente fala. Os objetivos foram descrever a percepção das enfermeiras sobre arelação enfermeira/cliente durante a consulta de enfermagem, analisar a relação interpessoal prestada pela enfermeira ao cliente na consulta de enfermagem e identificar o conhecimento das enfermeiras acerca do relacionamento interpessoal enquanto discentes. Os sujeitos foram dez enfermeiras, com idades entre 28 e 64 anos, que realizavam Consultas deEnfermagem em Unidade Básica de Saúde. Três categorias emergiram: Percepção do relacionamento interpessoal as quais foram unânimes em elencar essas relações como boas ou muito boas; Importância das Relações interpessoais,sendo a confiança a principal base para uma assistência qualificada; As enfermeiras e o conhecimento das relações interpessoais na graduação onde observou-se relatos afirmativos e outros não. É através do acolhimento nas consultasde enfermagem, que é estabelecida uma relação de confiança que fortalece o vínculo profissional-cliente.

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Publicado

2020-09-05

Como Citar

1.
Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Samara Dourado Santos Moraes, Lívia Maria Melo Viana. Percepção de enfermeiras sobre as relações interpessoais na consulta de enfermagem. Rev Enferm UFPI [Internet]. 5º de setembro de 2020 [citado 22º de novembro de 2024];1(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/7

Edição

Seção

Original

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