Prática cultural no cuidado parental e cuidado transcultural de enfermeiros ao recém-nascido

Autores

  • Maria Aparecida Baggio Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, Brasil.
  • Fabiana Paes Nogueira Timoteo Centro Universitário de Paulínia. São Paulo, Brasil
  • Rosane Meire Munhak da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
  • Gisele Cristina Manfrini Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • Aline Renata Hirano Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v13i1.4506

Palavras-chave:

Enfermagem Transcultural, Cuidado Culturalmente Competente, Cuidado da Criança, Recém-nascido, Saúde na Fronteira

Resumo

Objetivo: identificar práticas culturais parentais no cuidado ao recém-nascido e ações de cuidado transcultural por enfermeiros da atenção primária à saúde, na realização de puericultura. Método: Pesquisa qualitativa, realizada com enfermeiros atuantes na atenção primária do município de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os dados foram coletados no período de janeiro de 2020 e janeiro de 2021, por meio de entrevista semiestruturada, audiogravada, transcrita e analisada a partir da análise de conteúdo e à luz da Teoria Transcultural de Madeleine Leininger. Resultados: Foram identificadas duas categorias. A primeira apresenta os cuidados parentais ao recém-nascido baseados em crenças e saberes populares. A segunda descreve ações de cuidado transcultural (de preservação, acomodação e reestruturação) ao recém-nascido, por enfermeiros na puericultura. Considerações finais: A identificação de práticas culturais parentais no cuidado ao recém-nascido, pelo enfermeiro, permite o planejamento do cuidado, para que seja culturalmente congruente, promovendo práticas saudáveis, a partir do conhecimento cultural das famílias, e prevenindo as que possam ser nocivas. Sugere-se a adoção da Teoria do Cuidado Cultural na atenção primária à saúde para orientar as práticas de cuidado em saúde, particularmente em região de fronteira

Biografia do Autor

Maria Aparecida Baggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, Brasil.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, Brasil.

Fabiana Paes Nogueira Timoteo, Centro Universitário de Paulínia. São Paulo, Brasil

Graduada em enfermagem pela Anhanguera Educacional - São Paulo

Mestre em Saúde Publica em Região de Fronteira pela Unioeste - Paraná 

Docente Especialista em Unidade de Terapia Intensiva

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2019). Mestre em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002), especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva pela FAMERP-São José do Rio Preto e Enfermagem Obstétrica pela UNIFIL-Londrina. Atua como docente no Curso de Enfermagem e no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública em Região de Fronteira na Universidade Estadual do Oeste do Paraná; e docente no Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. 

Gisele Cristina Manfrini , Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade (PEN/UFSC). Estágio pós-doutoral na UFSC (2015). Mestrado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade, pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSC (2005). Especialização na área de Enfermagem no Cuidado à Família pela UFSC (2005) e em Terapia Familiar e de Casais, pela GRUPPOS, Uniguaçu (2010). Graduação em Enfermagem pela UFSC (2003). Atualmente é docente Adjunto no Departamento de Enfermagem da UFSC, na disciplina O Cuidado no Processo de Viver Humano V - Atenção Básica e Saúde Mental, desde abril de 2015. Atua como docente e tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFSC - REMULTISF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC - PEN/UFSC, modalidade acadêmico. 

Aline Renata Hirano, Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade União das Américas - Uniamérica (2010) e em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2008); especialização em ambas as áreas, incluindo a nível de Mestrado pelo Programa de Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste (2020). 

Referências

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

1.
Baggio MA, Timoteo FPN, Silva RMM da, Manfrini GC, Hirano AR. Prática cultural no cuidado parental e cuidado transcultural de enfermeiros ao recém-nascido. Rev Enferm UFPI [Internet]. 13º de dezembro de 2024 [citado 18º de dezembro de 2024];13(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/4506

Edição

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