Shantala in the primary health care for the promotion of children care: experience report
Keywords:
Terapias complementares, Atenção primária à saúde, Cuidados de enfermagem, Promoção de saúde, Assistência integral à saúdeAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.8794
Objetivo: descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem ao ministrar uma oficina de Shantala para mães e gestantes na atenção primária à saúde. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência, onde foi realizada uma oficina de Shantala em uma unidade básica de saúde no município de Belém-Pará. Resultados: as ações realizadas trouxeram para a comunidade informações acerca do tema abordado, pois desconheciam. A exposição da técnica Shantala mostrou-se positiva quanto a aceitação e a adequação, visto que, no momento do manejo, os participantes demonstravam interesse na técnica e nenhuma dificuldade no passo a passo. Conclusão: a aplicação da técnica na atenção primária à saúde apresentou-se exitosa, pôde se trabalhar a efetivação das práticas integrativas e complementares e novas perspectivas para o cuidado à criança. A disseminação da técnica é relevante pois proporciona uma forma de cuidado simples, barata e plenamente eficaz, e promove um maior vínculo do usuário com os serviços de saúde. É necessário promover mais exemplos de aplicação de práticas integrativas e complementares para o cuidado infantil, para satisfazer a necessidade de publicações científicas sobre a Shantala na atenção primária à saúde.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.