Identification of the degree of classification of gross motor function in children with cerebral palsy at a specialized center
Keywords:
Paralisia cerebral, Destreza motora, Qualidade de vidaAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7429-33
Objetivo: identificar o grau de funcionalidade na escala GMFCS em crianças portadoras de paralisia cerebral de um centro especializado. Metodologia: pesquisa de campo, abordagem transversal, quantitativa e descritiva, participaram 72 crianças que estavam em atendimento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Os dados foram coletados com a aplicação do grau de classificação da função motora grossa, para identificar o nível de comprometimento motor da criança, estes coletados após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camilo Filho com número de CAAE 40691014.6.0000. Resultados: da amostra, houve maior dominância do sexo masculino e nascidos a termo, e mostrando que o grau de classificação da função motora grossa de grau IV como o mais prevalente, e o grau II menos recorrente. Conclusão: as crianças portadoras de paralisia cerebral eram na maioria do sexo masculino e adequadas para a idade gestacional, e que a predominância do grau IV, pode ter ligação com a falta de conhecimento sobre terapias alternativas e imediatas, o que gera um maior prejuízo no desenvolvimento dessas crianças, principalmente ao que se refere à deambulação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.