Perception of parturients about the normal delivery in a maternity
Palavras-chave:
Percepção, Parto normal, Assistência de enfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v1i3.849
Objetivo: Estudo qualitativo que objetivou descrever a percepção das puérperas sobre o parto normal e sobre a assistência prestada pela Equipe de Saúde durante o parto. Métodos: Participaram 11 puérperas que tiveram o último parto por via vaginal em maternidade pública. A coleta dos dados foi através de entrevistas semi-estruturadas, cujos dados foram analisados utilizando a análise de conteúdo temática. Resultados: As puérperas perceberam o parto como um evento doloroso e dependente da equipe. Na assistência recebida no
parto, houve puérperas que apresentaram uma percepção positiva quando receberam apoio, conforto e atenção, e houve aquelas que perceberam a falta de acolhimento por parte dos profissionais de saúde. Conclusão: Assim, ainda existe uma lacuna entre as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde brasileiro, quanto à assistência humanizada, e às condutas dos profissionais. As práticas voltadas à humanização do parto e nascimento poderão contribuir para a segurança e o respeito à dignidade e autonomia das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.