Students knowledge and practices of the discipline Scientific Initiation: an experience report
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Educação Profissionalizante, Pesquisa em EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i3.2730
Objetivo: Descrever a experiência em docência da disciplina Iniciação Científica do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo acerca do relato de experiência, enquanto docente da disciplina Iniciação Científica, alocada no segundo módulo da matriz curricular do Curso Técnico Subsequente de Enfermagem, de uma Instituição Federal de Pernambuco. Resultados: Observou-se no desenvolver das aulas, algumas características como: discentes pouco interessados, aulas expositivas desgastantes e pouco efetivas. A presença de regras, detalhes, normas, contribuía para que o estudo da disciplina não fosse bem aceito pelos discentes. Os alunos apresentavam dificuldades para cumprir essas exigências. Visando alterar estas distorções, planejou-se as aulas associando o método expositivo-dialogado e método da problematização. No transcorrer da disciplina, a percepção dos alunos estava diferente, mais amadurecida, à medida que os projetos apresentados estavam relacionados à sua realidade e aos aspectos de atuação da enfermagem. Conclusão: Apesar das dificuldades observadas, foi possível construir uma nova mentalidade nos alunos. O educador ao incentivar a prática da Iniciação Científica, seja em nível técnico ou superior, desempenha um papel fundamental na produção do conhecimento em enfermagem.
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