Health education with prostitutes: an experience to couple of education

Autores

  • Thaís Gomes Oliveira dos Reis, Jardeliny Correa Penha, Érica de Alencar Rodrigues Neri, Givaneide Oliveira de Andrade Luz, Priscila de Souza Aquino Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

Palavras-chave:

Prostituição, Educação em Saúde, Promoção da Saúde

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v3i3.1740

Objetivo:Conhecer a vivência de educadoras sociais sobre atividades de educação em saúde com prostitutas. Metodologia:Estudo de caso, descritivo, realizado com educadoras sociais da Associação das Profissionais do Sexo do Município de Picos-PI. Os dados foram coletados de setembro a outubro de 2010, por meio de observação não participante de atividades educativas realizadas junto às prostitutas e de entrevistas com as educadoras sociais. Os dados da observação foram registrados em um diário de campo, e o conteúdo gravado foi transcrito e as falas foram categorizadas, segundo análise de conteúdo de Bardin. Os aspectos éticos foram respeitados. Resultados e discussão: Observou-se que as educadoras sociais sentem prazer em realizar esse trabalho junto às prostitutas, pois percebem sua importância no que se refere à prevenção das DST/Aids. Por já terem vivenciado a prostituição, a educação aos pares pode ser realizada de forma mais direcionada, com vistas a minimizar dúvidas. No entanto, a falta de maiores incentivos e a discriminação por parte da sociedade são fatores que dificultam o êxito do trabalho realizado. Considerações finais: Aprende-se que são necessários programas de intervenção mais eficazes que facilitem o trabalho educativo realizado pela Associação, bem como capacitações para a realização de educação aos pares.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

1.
Thaís Gomes Oliveira dos Reis, Jardeliny Correa Penha, Érica de Alencar Rodrigues Neri, Givaneide Oliveira de Andrade Luz, Priscila de Souza Aquino. Health education with prostitutes: an experience to couple of education . Rev Enferm UFPI [Internet]. 1º de outubro de 2020 [citado 4º de novembro de 2024];3(3). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/190

Edição

Seção

Original

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