Análise comparativa do registro cirúrgico de câncer de pâncreas durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19 e o mesmo período dos últimos anos no estado do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.26694/jcshuufpi.v4i1.845Palavras-chave:
câncer de pâncreas, diagnóstico, pandemia, COVID-19, coronavirusResumo
Introdução: A neoplasia pancreática é uma das principais causas de mortes decorrentes de cânceres no mundo, No Brasil, representa cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% de todas as mortes provocadas pela doença. Durante a pandemia de Covid-19, com o isolamento social, o diagnóstico do câncer de pâncreas, pode ter encontrado um novo obstáculo. O objetivo desse estudo foi analisar comparativamente, o registro cirúrgico dessa neoplasia durante o período inicial da Pandemia e os meses equivalentes dos últimos 5 anos. Metodologia: Estudo epidemiológico com abordagem quantitativa do registro cirúrgico do Sistema Único de Saúde no diagnóstico de neoplasias malignas do pâncreas no estado do Piauí nos períodos dos meses de fevereiro a abril, de cada um dos anos de 2015 a 2020. Resultado: 104 diagnósticos notificados de neoplasias pancreáticas nos meses de fevereiro a abril de cada ano de 2015 a 2020. No Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, foram notificados 57 casos (54,8%), 36 casos (34,6%) pelo Hospital São Marcos e 11 casos (10,6%) no Hospital Getúlio Vargas. Em números absolutos, notou-se um aumento no número de diagnóstico de neoplasias pancreáticas nos meses de fevereiro e março dos anos de 2015, 2016, 2018 e 2019 e a redução no ano de 2020. Conclusão: A análise dos dados no espaço amostral estudado demonstrou uma diminuição do registro de diagnóstico de neoplasia maligna do pâncreas no período inicial da pandemia de Corona vírus no Piauí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jornal de Ciências da Saúde do Hospital Universitário da UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem ao JCS HU-UFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.