Tuberculose pulmonar

achados tomográficos em pacientes Com doença pulmonar em atividade no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Autores

  • Lorena Lima Bezerra Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí
  • Daniel Lopes da Cunha Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Tuberculose pulmonar, Tomografia computadorizada, Achados tomográficos

Resumo

INTRODUÇÃO: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que configura um grave problema de saúde pública mundial. O diagnóstico de atividade de doença em pacientes com tuberculose pulmonar depende de múltiplos fatores. A tomografia computadorizada, ao localizar a doença ao nível do lóbulo pulmonar secundário, fornece informações adicionais, sendo útil na instituição do tratamento precoce. OBJETIVOS: Descrever os achados tomográficos em pacientes com tuberculose pulmonar em atividade acompanhados no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí no período de 2016 a 2019. Procurou-se discutir a importância da tomografia no diagnóstico da atividade de doença em pacientes com comprovação bacteriológica ou forte suspeita clínica e avaliar a concordância interobservador. METODOLOGIA: Estudo transversal, descritivo, com coleta retrospectiva dos dados. Variáveis: presença e distribuição pulmonar dos achados tomográficos. Para a análise foram obtidas médias, porcentagens e utilizados testes Qui-quadrado e Kappa. RESULTADOS: A maioria dos pacientes eram do sexo masculino (72,5%); a idade na época do diagnóstico variou entre 20 anos e 81 anos. A baciloscopia foi positiva em 42,5% dos casos. Os achados tomográficos mais frequentes foram: nódulos centrolobulares (72,5%), espessamento parietal brônquico (55,0%) e aspecto de ‘árvore em brotamento’ (52,5%). CONCLUSÃO: A tomografia computadorizada se mostra de extrema importância na avaliação de sinais precoces de disseminação broncogênica do bacilo de Koch, sendo útil na instituição do tratamento precoce, particularmente naquelas pacientes com forte suspeita clínica e baciloscopia negativa. Houve concordância do ponto de vista estatístico na avaliação interobservador da maioria dos achados.

Biografia do Autor

Lorena Lima Bezerra, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Teresina, Piauí, Brasil.

Daniel Lopes da Cunha, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí

Departamento de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. Especialização em Diagnóstico por Imagem do Sistema Músculo, Faculdade da Grande Fortaleza, Fortaleza, Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Bezerra, L. L. ., & Cunha, D. L. da . (2022). Tuberculose pulmonar: achados tomográficos em pacientes Com doença pulmonar em atividade no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 2(3), 23–37. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/rehu/article/view/1641

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.