FOUCAULT E A EDUCAÇÃO

AS CONTRIBUIÇÕES DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Maria Jordana de Brito Gomes Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i28.5042

Palabras clave:

Estética da Existência. Cuidado de si. Subjetivação. Educação.

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições da estética da existência em Foucault para o âmbito da educação. Inicialmente será apresentado, em linhas gerais, os três domínios de sua produção teórica: Arqueologia do Saber, Genealogia do Poder e Estética da Existência. Posteriormente, será exposto mais profundamente a terceira fase de sua obra, destacando as ideias acerca do conceito do Cuidado de Si e a sua relação com o ambiente escolar e a formação docente. A estética da existência caracteriza-se como o terceiro domínio foucaultiano e concerne na ideia da vida como obra de arte, onde por meio das práticas de si, cuidado de si, governo de si, parrhesía e exame de consciência o sujeito torna-se capaz de estilizar sua existência, moldando sua vida e sendo artesão de si mesmo. Os apostes teóricos que fundamentam a pesquisa, além do Michel Foucault, são: Veiga-Neto (2016), Brandão (2011), Barcelos, Rabelo e Rodrigues (2009), entre outros autores. Esses correlacionam a obra do Filósofo Michel Foucault com a Educação. A partir da relação estabelecida entre a Estética da Existência e a Educação, percebeu-se que a escola têm sido, desde a sua fundação até os dias de hoje, um espaço que prioriza a disciplina e a normatização. Portanto, faz-se necessário introduzir nesse espaço saberes que possibilitem um novo modo de formar os sujeitos para que esses sejam conscientes e desfrutem da sua liberdade, que por muitas vezes lhes é retirada.

Citas

CANDIOTTO, Cesar. Subjetividade e verdade no último Foucault. Trans/Form/Ação, (São Paulo), v.31(1), 2008, p.87-103. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/trans/a/dP6ptnMKsWtsqLVmC8c4gCh/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 18 nov. 2023.

BARCELOS, Adriana Pionttkovsky; RABELO, Denise Lima; RODRIGUES, Larissa

Ferreira. Por uma educação que pense a ética e a estética da existência. Pró-Discente. Vitória, v.1, n.1, p.9-18, jan/jul, 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/5710/4158> . Acesso em: 18 nov. 2023.

BRANDÃO, Ramon Taniguchi Piretti. Da estética da existência ao intolerável: por uma ontologia do sujeito. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46178>. Acesso em: 18 nov. 2023.

FREITAS, Alexandre Simão de. Foucault e a educação: um caso de amor (não) correspondido? In: Biopolítica, arte de viver e educação. São Paulo: oficina universitária, 2012. p. 51-76.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 3ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópoles: Vozes, 2014.

FURTADO, Rafael Nogueira. Por um governo de si mesmo: Michel Foucault e a estética da

existência. Paralaxe. São Paulo. v.1, n.1, p. 51-57, 2013.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ.[online]. n. 19, jan/fev/mar/abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. Disponível em: < scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf>. Acesso em 18 nov. 2023.

MOTA, Fernanda Antônia Barbosa de. O processo formativo do sujeito: governamentalidade e modos de subjetivação como processo de singularização a partir do cuidado de si. Reflexão E Ação, 26(2), 27-42. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/11365 . Acesso em: 18 nov. 2023.

MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, o mestre do cuidado. Edições Loyola: São Paulo, 2011.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais / Judith Revel ; tradução Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlo Piovesani. - São Carlos : Claraluz, 2005.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 3 ed. Belo Horizonte: Autentica editora, 2016

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

de Brito Gomes, M. J. (2024). FOUCAULT E A EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO. Cadernos Do PET Filosofia, 14(28), 37–52. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i28.5042

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.