UMA ÉTICA PARA ALÉM DO HUMANO E DO TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v17i14.2004Palavras-chave:
Ética, Responsabilidade, LiberdadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo trabalhar a proposta ética de Hans Jonas. Para Jonas, o homem, mediante técnica (Techné), modificou o poder causal de sua ação no mundo. Segundo ele, essa modificação no agir humano nos colocou em uma situação paradoxal. De um lado alcançamos um poder, jamais antes alcançado por outra geração. Por outro lado, nos vemos incapazes de calcular os efeitos de tal poder a logo prazo. Nesse contexto tanto o homem como o todo existente se encontram em risco iminente de extinção. Segundo Jonas o arcabouço das éticas clássicas não enquadra essa nova realidade. Diante dessa situação, Jonas propõe uma redefinição da ética. Essa redefinição consiste em uma ampliação dos horizontes da mesma, ou seja, pensar a ética incluindo no debate a categoria extra-humana e até mesmo a dimensão da existência de gerações futuras.
Referências
APEL, Karl-Otto. Estudos de moral moderna. Tradução de Benno Dischinger. Petrópolis: Vozes, 1994.
DESCARTES, René. Meditações metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
JONAS, Hans. Matéria espírito e criação. Tradução de Wendell Evangelista Soares Lopes. Petrópolis: Vozes, 2010.
. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2011.
. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Tradução de Carlos Almeida Pereira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2011.
OLIVEIRA, Jelson; MORETTO, Geovani; SGANZERLA, Anor. Vida, técnica e responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2015.