O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DA CINEMATOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Andreia Brito Araujo Universidade Estadual do Piauí - UESPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.3600

Palabras clave:

cinematografia; filosofia; ensino; metodologia

Resumen

Neste trabalho, trataremos primeiramente sobre o ensino de filosofia no novo ensino médio. Iremos abordar algumas das competências e habilidades presentes na nova BNCC e apontar como elas apresentam um cunho filosófico. Além disto, falaremos também um pouco sobre as novas metodologias, principalmente a partir da perspectiva de Silvio Gallo, e pensaremos novas maneiras de adotar estas metodologias dentro do ensino de filosofia do novo ensino médio a partir da perspectiva do uso da cinematografia no ensino de Filosofia. O objetivo deste trabalho é propor um ensino de filosofia através da cinematografia. Após análises feitas sobre o novo ensino médio e levando em conta a nova BNCC, refletimos sobre a relação entre cinema e filosofia, apresentando como e quais pensadores já a reconheceram, dando um maior enfoque no pensamento de Julio Cabrera e em sua perspectiva sobre como se fazer filosofia através do cinema. Pensamos também em como a filosofia, desde o início de sua história, usou recursos imagéticos para a apresentação e representação de teorias e conceitos importantes dentro do pensamento filosófico. Tampouco o uso de filmes no ensino é novidade. Porém, aqui pretendemos explorar o uso da cinematografia no que se refere ao ensino de filosofia, previsto dentro da nova base.

Citas

AGUIAR, Larissa. “O simbolismo político de ‘Jogos Vorazes’ e os protestos da juventude tailandesa”. In: HemisféRIos: Revista acadêmica de Relações Internacionais, Minas Gerais. No prelo.

ANPOF. GT Filosofar e Ensinar a Filosofar. Sem filosofia não tem base. https://www.anpof.org/wlib/ckfinder/userfiles/files/Files%202/Files%203/Carta%20GT_Sem%20Filosofia%20na%CC%83o%20tem%20base%20(1).pdf último acesso em (26/05/2022.)

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#medio/ciencias-humanas-e-sociais-aplicadas-no-ensino-medio-competencias-especificas-e-habilidades último acesso em (17/05/2022)

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. [S.l.]: Editora Rocco, 2012.

COLLINS, Suzanne. The Ballad of Songbirds and Snakes. [S.l.]: Scholastic, 2020.

DILEMA do trem. Filosofia na escola. https://filosofianaescola.com/moral/dilema-do-trem/. (último acesso em 11/07/2022.)

FALZON, Christopher. Philosophy goes to the movies: An introduction to philosophy. [S.l.]: Routledge, 2002.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012, p. 96.

MORALES, Juliana. Novo Ensino Médio: o que motivou a mudança, como vai funcionar, desafios. https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/novo-ensino-medio-o-que-motivou-a-mudanca-como-vai-funcionar-desafios/ último acesso em (12/07/2022)

OLIVEIRA, A. S; JARDIM, A. F. C. “O Cinema como metodologia para uma prática de ensino de filosofia”. In: Poiésis: Revista de Filosofia. Montes Claros: v.18, n.1, 2019, p. 17-31.

PIASECKI, D.D. “Filosofar com cinema”. In: Revista digital de ensino de filosofia. Santa Maria, v. 2, n. 2, jul./dez., 2016, p.70-83.

SARDEIRO, L. A.; LOPES, A. A. L. “Filosofia ou História da Filosofia? Sobre a tarefa de um professor. In: ALMEIDA, A. C.S; FERRASA, I. A. C; SARDEIRO, L. A. (org.). Laboratório do Ensino de Filosofia: ressignificando práticas. 1. ed. Teresina: EdUESPI, 2021. p. 13-26.

STAM, Robert. “Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade”. In: Revista Ilha do Desterro, n. 51. jul-dez 2006, p. 19-53.

THE HUNGER Games. Direção: Gary Ross. Produção: Nina Jacobson e Jon Kilik. Vancouver: Lions Gate Entertainment, 2012. 1 DVD (145 min), son., color.,

THE GOOD Place. Criação: Michael Schur. Estados Unidos: NBC, 2017. Vídeo (22 min), son., color.

Publicado

2023-08-28

Cómo citar

Brito Araujo, A. (2023). O ENSINO DE FILOSOFIA ATRAVÉS DA CINEMATOGRAFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO. Cadernos Do PET Filosofia, 14(27), 250–267. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v14i27.3600

Artículos similares

<< < 12 13 14 15 16 17 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.