ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO INICIAÇÃO À FILOSOFIA DE MARILENA CHAUÍ

Autores/as

  • Thiago Coelho Silveira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v6i11.2034

Palabras clave:

Filosofia, Ensino, Livro Didático

Resumen

Este artigo analisa o livro didático “Iniciação à Filosofia” de Marilena Chauí como ferramenta para o ensino de filosofia no Ensino Médio. No Brasil da última década vê-se a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, o que provoca a problematização sobre o que ensinar e como ensinar esta disciplina para adolescentes nessa fase de formação. Assim, autores como Marilena Chauí propuseram livros didáticos a serem adotados pelas escolas, a fim de fornecer um subsídio para a atuação do professor e um direcionamento para as abordagens a serem adotadas em sala de aula de modo que se produzisse uma aprendizagem significativa. Escolheu-se o livro da autora não só pela sua reconhecida trajetória acadêmica, mas também pelo fato do livro da autora ser adotado por muitas escolas em todo o país. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico realizado em duas etapas: primeiro, buscou-se selecionar textos e autores que discutissem o ensino de filosofia e o livro didático para poder contextualizar o material analisado; segundo, aprofundou-se uma análise sobre o livro didático em si questionando se ele contribui ou não para que se atinja os objetivos propostos para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, concluiu-se que o livro “Iniciação à Filosofia” constitui-se enquanto ferramenta apropriada para o ensino de filosofia, contribuindo não apenas para a formação do aluno, mas também para a atuação do professor.

Biografía del autor/a

Thiago Coelho Silveira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí. Licenciado em História pela Universidade Estadual do Piauí. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Maranhão. Coordenador do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

Citas

ALVES, D. J. A Filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.

ARANHA, M. L. de A. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cadernos Cedes, v. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.

AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, USP, 1971. BLOCH, M. L. B. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do pensamento filosófico. São Paulo: EPU, 1977.

BRANDALISE, M. A. T. Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva de egressos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul.Anais. Caxias do Sul: UCS, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 42, 2012. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a educação básica. Brasília: MEC, 2012.

Publicado

2015-04-23

Cómo citar

Coelho Silveira, T. . (2015). ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO INICIAÇÃO À FILOSOFIA DE MARILENA CHAUÍ. Cadernos Do PET Filosofia, 6(11), 75–92. https://doi.org/10.26694/pet.v6i11.2034

Número

Sección

ENSINO DE FILOSOFIA

Artículos similares

<< < 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.